UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Químicos em Joinville-SC comemoram reviravolta no caso Caribor


22/01/2013

22/01/2013

Como é de conhecimento público, fatos amplamente divulgados pelo Sindiquímicos e de longa data, os companheiros da empresa Caribor vêm sendo submetidos às mais variadas práticas de assédio moral.

A greve que paralisou todas as atividades da empresa por nove dias foi um movimento legítimo dos trabalhadores, como alternativa derradeira de chamar a atenção da empresa e da comunidade. Entretanto, ao contrário do que esperavam os trabalhadores, o então administrador da empresa se valeu de todas as medidas para desmantelar o movimento.

Como as atitudes ofensivas esbarraram na resistência e luta dos trabalhadores, que se mantiveram firmes e unidos até o fim, sua alternativa foi negociar um acordo para por fim à greve e permitir a retomada das atividades fabris. E assim ocorreu, o Acordo foi assinado. Dia seguinte, para surpresa de todos, com o retorno dos trabalhadores ao trabalho, 58 dos grevistas foram sumariamente dispensados com a alegação de que a greve fora ilegal e que nenhum direito lhes seria pago. A atitude do então administrador da empresa não causou perplexidade, já que o seu temperamento é por todos sabido, mas gerou ainda mais revolta e indignação entre os trabalhadores, tanto para os dispensados, como aqueles que retomaram as suas atividades, lá encontrando as mesmas e inaceitáveis condições de trabalho. Não foram poupados trabalhadores que, por longo tempo, prestam seus inestimáveis serviços à empresa, assim como dirigentes sindicais, cipeiros e até mesmo gestantes.

Diversas medidas administrativas e judiciais foram executadas de imediato pelo Sindiquímicos, através de sua assessoria jurídica, mas é de se reconhecer que foi a mobilização dos companheiros da Caribor que de fato garantiu a conquista do reconhecimento, respeito e tratamento humanitário que todos os trabalhadores merecem.

Os trabalhadores unidos e apoiados pelo Sindiquímicos, Fetiesc, UGT e todo o movimento sindical do país denunciaram todas as atrocidades e humilhações às quais eram submetidos diariamente. Resultado não poderia ser outro senão a decisão da direção da empresa em afastar o antigo gerente e administrador. A Caribor mudou ! A empresa está mudando ! E para os trabalhadores estão sendo mudanças democráticas e positivas, tendo como norte, acima de tudo, a educação, valorização e respeito ao ser humano.A perfeita integração entre empresa, sindicato e trabalhadores é fundamental para que se construa um país melhor.

Com a reintegração dos trabalhadores que haviam sidos dispensados pelo antigo administrador da empresa e a indenização para todos os que não pretenderam mais retornar, atualmente o clima na empresa não poderia ser melhor, segundo relatos que chegam ao Sindiquímicos. A vitória há de ser creditada a todos aqueles que, seja qual for a condição em que se encontrem, buscam sempre a construção de uma sociedade mais harmoniosa e justa.

Dr. Jonni Steffens - Assessor Jurídico do Sindiquímicos

Fonte: Jornal Sindiquímicos Joinville


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.