UGT prepara delegação e debate agenda# dos trabalhadores para Conferencia da OIT

21/01/2013

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) deu início nesta segunda-feira ao Seminário preparatório para a delegação da UGT, que representará a central na Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em junho, em Genebra, na Suíça. O evento vai até amanhã, 22 de janeiro, no Hotel Braston, em São Paulo. Com o objetivo de fortalecer os direitos dos trabalhadores no órgão da ONU, a participação dos sindicalistas é de grande importância. O seminário da UGT tem sido transmitido ao vivo e pode ser acompanhado também pelo twitter.

Com iniciativa da Secretaria Internacional da UGT, preparar uma delegação com propostas de políticas públicas, sociais e internacionais para a defesa do direito da classe trabalhadora, para que convenções favoráveis à categoria sejam aprovadas, é meta da preparação da central com seus representantes, para fortalecer sua representatividade na Conferência.

Temos que ter criatividade e capacidade de criar políticas internacionais no âmbito social. O objetivo é construir um projeto onde vamos agregar o conhecimento e perspectiva em favor da UGT para melhor representar os trabalhadores, conectados com o problema que assola o mundo. A crise mundial, em especial a européia, merece atenção especial. E de que formas vamos construir estratégias para melhorar essas relações, é de extrema importância", salienta o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah.

O secretário Internacional da UGT, Otton Mata Roma, aponta que em qualquer situação de crise pelo mundo , é tirado o direito do trabalhador. Abalado seus direitos, enfraquece suas conquistas. "A importância da presença da classe trabalhadora na OIT é muito grande, principalmente no que diz direito à perda dos seus direitos sociais. É através da OIT que podemos criar dispositivos para fortalecer a classe trabalhista e, com isso, nos fortalecemos globalmente", enfatiza.

O seminário seguiu com um panorama de Stanley Gracek, diretor adjunto da OIT, sobre a história e evolução da representação da classe trabalhadora. Na tarde desta segunda-feira estão sendo realizados painéis, com a explanação de Sergio Paixão, coordenador para assuntos internacionais do MTE, abordando a importância da representatividade tripartite no órgão da ONU e o rumo de funcionamento, assim como pareceres de Kjeld Jacobsen, consultor sindical e o sistema de normas e denúncias na OIT, explicadas pela CSA.

Mariana Veltri, UGT

Clique aqui para ver mais fotos da conferência"