Sindicato conquista parceria para inclusão #de pessoas com deficiência em supermercados

16/01/2013

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT) acaba de fechar acordo de cumprimento da Lei de Cotas com o Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP). Isso significa que foi criada uma aliança tripartite com objetivo de estimular e facilitar a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho.

Dessa forma, os supermercados representantes do Sincovaga passam a ter o compromisso de contratar pessoas com deficiência no prazo máximo de dois anos. E não basta empregar! As empresas terão de proporcionar treinamentos e capacitações, a fim de realmente incluir o deficiente no mercado e dar a ele condições de igualdade de oportunidade com os demais trabalhadores no que se refere a cargo, salário, jornada e processo seletivo. Mais do que isso: os supermercados deverão adequar seu ambiente físico proporcionando a acessibilidade, além de realizar campanhas internas e palestras que visem orientar seus trabalhadores a lidarem com as diferenças dos colegas deficientes, evitando situações de discriminação.

Outra questão a ser cumprida é a que se refere a programas de saúde e segurança. As empresas terão de contemplar as medidas necessárias para garantir aos empregados com deficiência e reabilitados condições de trabalho seguras e saudáveis.

Entre os planos do acordo tripartite estão a divulgação de vagas disponíveis e o cadastro de currículos. O Sindicato dos Comerciários, o Sincovaga e a SRTE/SP irão, ainda, formar uma Comissão Intersindical que se reunirá mensalmente para averiguar os resultados e as novas necessidades da parceria.

Esta é uma grande conquista para o Sindicato. A Lei de Cotas já existe há 21 anos, mas ainda precisamos lutar diariamente para que a contratação do pessoas com deficiência não seja vista apenas como uma obrigação, mas sim como uma oportunidade de garantir emprego e qualificar cidadãos capazes", diz Cleonice Caetano, diretora do Departamento Social e Previdenciário do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de São Paulo"