Projeto Calçada Legal: UGT Pernambuco faz ato em defesa da iniciativa

09/01/2013

A União Geral dos Trabalhadores de Pernambuco - UGT-PE, em apoio a iniciativa do deputado estadual Severino Ramos, vice presidente nacional da UGT e do vereador do Recife Raul Jungmann realizou um ato público, na manhã de terça-feira ( 8, ) para receber apoio popular ao projeto de lei que transfere de volta para a Prefeitura do Recife a responsabilidade da construção, manutenção e recuperação das calçadas do município.

O projeto, batizado de CALÇADA LEGAL, teve ato público realizado na Praça Diário de Pernambuco, no centro da cidade, e foi recebido com bastante entusiasmo pela população que transitava pelo local, manifestando seu apoio através de assinaturas no abaixo-assinado.

A UGT/PE, acreditando nessa iniciativa, montou um esquema especial para o evento e toda a sua diretoria compareceu ao ato público. O presidente Gustavo Walfrido fez uso da palavra para informar à população sobre o projeto de lei, sua justificativa e a importância de fazer parte do abaixo-assinado. O presidente da UGT Pernambuco destacou que a entidade pratica um sindicalismo ético e cidadão e por essa razão apoia a iniciativa dos parlamentares, uma vez que ela é um ato de defesa da população.

O vereador Raul Jungmann também esteve presente, exortando a todos a assinar o termo do projeto. Anos atrás, uma lei municipal foi aprovada tirando a responsabilidade da prefeitura sobre as calçadas e transferindo-a para os donos dos terrenos respectivos. O que se vê hoje são calçadas muito mal conservadas, cheias de buracos que muitas vezes machucam os pés dos pedestres e a prefeitura cobrando dos donos dos terrenos a manutenção das calçadas sem dar nenhuma contrapartida por isso.

O vice presidente nacional da UGT, deputado Severino Ramos, que também é presidente do Sindicato dos Comerciários de Recife, entidade filiada à UGT, destacou que a iniciativa tem por objetivo proteger milhares de pessoas que transitam, pelas calçadas da cidade e correm risco de um grave acidente.

O ato público teve ampla cobertura da imprensa, comparecendo ao evento a TV Clube canal 9, a TV Rede Brasil canal 14, o portal na internet Leia Já, além de chamadas no Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco. Outras ações em favor do projeto Calçada Legal, com apoio da UGT/PE, estão para acontecer nos próximos dias.