19/12/2012
18/12/2012
O Sindicato dos Bancários de Franca realizou na manhã desta terça-feira (18/12) manifestação na agência Centro do Santander na cidade, local onde funciona também a Gerência Regional.
Assim como os demais Sindicatos do país, que também realizaram seus protestos, a manifestação foi motivada pelas demissões que o banco espanhol promoveu em todo o Brasil nas últimas semanas. O próprio banco informou que demitiu 1.280 trabalhadores.
Na manifestação de hoje, o Sindicato entregou aos clientes e à população em geral um manifesto repudiando a crueldade do banco em promover as demissões às vésperas do Natal, deixando milhares de pessoas desamparadas. O texto diz ainda que a filial brasileira do Santander respondeu por 26% do lucro global da empresa neste ano e mesmo assim os funcionários foram premiados" com demissões e o clima de medo e terror nos locais de trabalho.
Dentre as demissões que ocorreram em Franca e região, uma o Sindicato conseguiu reverter na Justiça do Trabalho, pois a funcionária encontrava-se em licença-saúde. O departamento jurídico do Sindicato aguarda ainda o deferimento de outra liminar, visando a reintegração de mais um trabalhador. A sentença é aguardada para as próximas horas. Confira abaixo a íntegra do manifesto distribuído hoje:
Às vésperas do Natal, o Banco Santander demitiu mais de mil bancários, pais e mães de família, muitos deles próximos da aposentadoria.
Não há razão econômica para esse ataque desumano contra os trabalhadores brasileiros. O Santander é um dos cinco maiores bancos que operam no Brasil.
De janeiro a setembro deste ano, teve lucro líquido de quase R$ 5 bilhões. Esse ganho gigantesco representa 26% do lucro mundial do banco espanhol. É o maior lucro que obteve em qualquer país do mundo, inclusive na Espanha.
Mas é só no Brasil que o Santander demite. Nem na Espanha, que está numa crise profunda, há demissões. Por que o banco espanhol usa o Brasil para tirar sua maior fatia de lucros e deixa aqui milhares de mães e pais de família desempregados?
Por isso os sindicatos de bancários de todo o país estão protestando. Exigimos o fim das demissões e mais contratações. Os clientes também serão prejudicados, porque o atendimento vai piorar. Por isso pedimos a você que nos ajude nessa campanha.
Exija do banco que respeite o Brasil e os brasileiros. Envie mensagens para os presidentes do banco na Espanha e no Brasil:
presidencia@gruposantander.com
presidencia@santander.com.br
0800 726 0322
Cobre do Santander que reverta as demissões e contrate mais bancários, para acabar com as filas e melhorar o atendimento, bem como para exigir redução das taxas de juros e das tarifas, além de mais segurança."
UGT - União Geral dos Trabalhadores