15/12/2012
14/12/2012
A União Geral dos Trabalhadores (UGT), na Bahia, participou do Curso de Liberdade Sindical, evento promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) 5ª região, que aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro.
Como uma oportunidade de aproximar a entidade governamental das entidades de classe, segundo Joselino Maltez, secretário geral da UGT-BA, o evento foi proveitoso e válido, pois na ocasião foi proporcionada a trocasse ideias entre integrantes do MPT e dirigentes sindicais presentes para fortalecer ainda mais a luta da classe trabalhadora na região.
Apesar da importância do evento, não haverá consenso entre as entidades porque ficou claro que cada procurador, ao trabalhar ações sindicais, tem sua opinião formada em relação à luta organizada da classe trabalhadora. Sendo que alguns, abertamente, são favoráveis às práticas antissindicais", explica o dirigente ugetista.
Com palestras ministradas por renomados nomes do MPT, a equipe da promotora Ana Emília Andrade Albuquerque da Silva promoveu aos participantes momentos de discussões sobre temas relacionados a eleições e contribuições sindicais, convenções coletivas de trabalho, entre outros temas.
No final do encontro, foi feito o lançamento do livro Liquidação e Execução na Ação Coletiva de Trabalho, de autoria de Pedro Lino de Carvalho Junior.
Por Fábio Ramalho"
UGT - União Geral dos Trabalhadores