15/12/2012
14/12/2012
A Secretaria Para Assuntos de Acessibilidade da UGT (União Geral dos Trabalhadores) lançou na manha desta sexta-feira, dia 14, uma cartilha com a Instrução Normativa 98. A SIT 98, fala sobre os procedimentos de fiscalização do cumprimento, por parte dos empregadores, das normas destinadas à inclusão no trabalho das pessoas com deficiência e beneficiários da Previdência social reabilitado.
O lançamento contou com palestra do auditor fiscal do trabalho e coordenador do programa inclusão da pessoa com deficiência, José Carlos do Carmo, que esclareceu os principais aspectos da Instrução Normativa, que é considerada uma conquista importante para o cumprimento da Lei de Cotas.
Para a Secretaria de Acessibilidade da UGT, Silvana Mesquita, o evento representou mais uma oportunidade de informar as entidades e sindicatos filiados à central, sobre como podem atuar, para viabilizar a aplicação da Lei de Cotas para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho em sua plenitude.
Oportunidade
Precedendo a realização da palestra, foi realizada uma apresentação do grupo de danças sobre rodas da Casas André Luiz. Mais do que comover, a apresentação confirmou que quando se dá oportunidade, a pessoa com deficiência pode desenvolver diversas atividades, desde que se respeite suas limitações.
O vice-presidente da UGT, Salim Reis, destacou que UGT tem esse compromisso de buscar novos caminhos e as pessoas com deficiência também dever ser vistas como trabalhadores com capacidade de impulsionar a economia brasileira.
Flavia Maria, que participou do evento representando a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, destacou a importância do trabalho realizado pela UGT e sugeriu a realização de reuniões mensais com técnicos da secretaria, para ampliar as discussões sobre o tema.
Clique aqui para ver mais imagens
Joacir Gonçalves, da Redação da UGT
Fotos: FH Mendes"
UGT - União Geral dos Trabalhadores