UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

CNIg decide eliminar a limitação de vistos de entrada no Brasil por Haitianos


13/12/2012

13/12/2012

O Conselho Nacional de Imigração (CNIg), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e que tem como finalidade formular, orientar e coordenar políticas de imigração decidiu, nesta quarta-feira (12), pela elaboração de uma resolução normativa que elimina a limitação de vistos de entrada no Brasil solicitados por cidadãos e cidadãs Haitianos.

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) apoia esta decisão e defende que o Brasil é um país que representa, para muitos haitianos, um recomeço de vida depois que seu país fora devastado por um terremoto, em 2010.

Depois da catástrofe que vitimou centenas de milhares de pessoas e deixou mais de 3 milhões de desabrigados, o país que já estava com a economia instável, o que motivou intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU), passou a vivenciar um processo forte de emigração, principalmente para o Brasil.

Esse fenômeno fez com que o governo brasileiro limitasse a emissão de vistos de entrada no país para 1200 por ano, para evitar a ação de coiotes que chegavam a cobrar de 03 a 05 mil dólares para trazer haitianos ao Brasil pelas fronteiras do norte da Amazônia e Acre.

Segundo Valdir Vicente, Conselheiro do CNIg e represente da UGT no órgão salientou que esta é uma ótima decisão e que a UGT apoia a liberação total das cotas de vistos já que a proposta das cotas anuais não foram suficientes para coibir a prática ilegal dos coiotes.

Por Fábio Ramalho


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.