CONAE 2014

13/12/2012

No último dia 03, a UGT participou em Brasília do ato de lançamento da Conferencia Nacional de Educação que está programada para acontecer em fevereiro de 2014.
O Secretário de Políticas Educacionais, professor Antonio Bittencourt Filho, representou o presidente Patah na referida solenidade, cuja abertura contou com pronunciamento do Ministro da Educação.
Nesta mesma oportunidade abordaram o tema educação, o professor Dourado, do Conselho Federal de Educação e professor da Universidade Federal de Goiás o professor Gadoti, do Instituto Paulo Freire e o professor José Roberto Jamil Curi, ex membro do CNE.
Estes renomados estudiosos do assunto falaram sobre os rumos da educação brasileira à luz do Plano Nacional que está tramitando no Congresso Nacional.
Foram unânimes em afirmar que o sucesso do PNE está intimamente ligado a uma fonte de financiamento para a educação como por exemplo os recursos do pré-sal.
Concluídos os trabalhos de lançamento da IIª CONAE os membros do Fórum Nacional de Educação se reuniram até o dia 5 com o objetivo de detalharem os encaminhamentos dos fóruns estaduais e municipais de educação.
Na Comissão de mobilização o professor Bittencourt defendeu tese no sentido de que ampla campanha de nível nacional deve ser executada por todos os movimentos sociais para chamar a atenção da sociedade civil e também dos nossos congressistas para a importância do financiamento da educação com lastro numa fonte fixa e perene de recursos.
Veja os eixos temáticos que serão objetos de discussão nos Fóruns Municipais, Estaduais e na IIª CONAE: