UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT e FETRACOM-PA fazem assembleia final


10/12/2012

10/12/2012

A União Geral dos Trabalhadores no Pará e a Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços dos Estados do Pará e Amapá estiveram reunidas, na última sexta-feira, 07, em plenária no auditório do Hotel Beira-Rio, oportunidade em que foi realizada a plenária final com o balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2012, bem como, os dirigentes sindicais ouviram do presidente das duas instituições, Zé Francisco, as previsões de lutas a serem encampadas, em 2013, em favor dos trabalhadores dos mais variados segmentos profissionais. Os desafios votados pelos sindicalistas para o próximo exercício são: campanha salarial 2013, curso de formação, possibilidade de se fazer, no Pará, o I Congresso do Comerciário, a plenária da UGT e a aprovação da construção da nova sede da UGT Pará.

Na abertura dos trabalhos a mesa foi composta pelo presidente do SINTHOSP, FETRACOM e UGT Pará, sindicalista José Francisco Pereira, o Zé Francisco, vice-presidentes da federação, José Ribamar Santos e Manoel Duarte
Antonio Caetano de Souza, Amiraldo da Silva, Eleonora, Ivan Duarte, Magno Natividade Pombo e Adelmo Azevedo (do Sindicato dos Comerciários de Marabá eleito vereador por esse município).

Ao abrir os trabalhos da plenária, Zé Francisco fez uma reflexão sobre as atividades realizadas ao longo do ano de 2012, indagado se houve avanços ou não e destacando que as vezes é preciso dar um passo atrás para dar dois à frente". Também destacou a questão dos trabalhadores técnicos de enfermagem, que seu sindicato, o SINTHOSP, vem lutando para o fechamento de acordos individuais com cada hospital, uma vez que o sindicato patronal não aceitou fazer qualquer tipo de negociação, motivando que os trabalhadores passassem o mês de novembro inteiro - e ainda continuam fazendo - se mobilizando na frente dos mais diversos hospitais particulares da capital e interior do Estado do Pará. "Alguns hospitais já nos chamaram, pois não aguentam mais a intransigência do SINDESSPA e sinalizaram com acordos individuais, mas é necessário que todos os sindicatos estejam solidários com a questão, pois todos nós somos trabalhadores", salientou. E acrescentou: "no caso dos trabalhadores em saúde, agora somos nós que não queremos mais acordo com o sindicato patronal".

Ainda nessa questão de saúde, Zé Francisco ressaltou a vitória que foi unir os sindicatos dos profissionais técnicos de enfermagem (SINTHOSP), o sindicato dos médicos e dos enfermeiros, que deverão fechar acordos juntos e não mais separadamente.

Por fim, Zé Francisco destacou a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, da lei que regulamenta a profissão de comerciário, que, agora, deixa de ser função e passa a ser profissão, uma luta antiga da categoria que está na mais velha profissão do mundo. Em seguida, ele fez a leitura da agenda para o próximo ano, os desafios a serem votados pela FETRACOM e pela UGT Pará, franqueando, em seguida, a palavra aos demais integrantes da mesa, que tiveram, cada um, cinco minutos para falar sobre suas atividades e dar seu voto às propostas da agenda, que foi aprovada à unanimidade.

Depois da plenária, todos os presentes seguiram para o restaurante do Hotel Beira-Rio, às margens do Rio Guamá, onde participaram do almoço e da confraternização da FETRACOM, com direito a amigo oculto.


Fonte: ASCOM/UGT-PA / Roberto Barbosa"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.