UGT protesta contra repressão sindical no Panamá

10/12/2012

Na data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), promoveu em conjunto com a CSI-CSA e demais centrais uma manifestação em frente ao consulado do Panamá em São Paulo. O ato foi contra a perseguição e repressão policial à dirigentes sindicais e movimentos sociais, que tem sido verificados naquele país.

O governo do Panamá não tem atendido, apesar dos insistentes apelos ao diálogo social e continua reprimindo o povo com força policial e isso resultou na morte de 4 trabalhadores e mais de 100 feridos. Tal acontecimento foi denunciado à Defensoria Pública e à Human Rights Everywhere (HREV).

Durante a manifestação o vice -presidente nacional da UGT, Laerte Teixeira, e dirigentes da CSI-CSA foram recebidos pela secretária Consular, Angela Fria, a quem externaram a posição contrária à repressão que o governo panamenho vem impondo aos trabalhadores. Nós não aceitamos a perseguição que está sendo feita aos sindicalistas. É preciso que o governo do Panamá reestabeleça o diálogo com os trabalhadores que devem ser tratados com respeito., finalizou Laerte Teixeira.

Também estiveram representado a UGT na manifestação os dirigentes Avelino Garcia e Josimar Andrade de Assis."