II Seminário Estadual Sobre Custeio do Movimento Sindical

07/12/2012

Aconteceu na última quarta feira, 05-12, o II Seminário Estadual Sobre Custeio do Movimento Sindical.

O evento, realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Santa Catarina (FETIESC) em tapema/SC foi organizado pelo Fórum das Entidades Sindicais da Classe Trabalhadora de Brusque e Região, pela UGT/SC, Força Sindical, Nova Central Sindical e FETIESC.

A UGT/SC contribuiu significativamente para o sucesso do Evento, através do Coordenador José Gilson Cardoso Secretário Nacional do Trabalhador na Industria Textil e também pelo Professor Moacir Pedro Rubini, Secretário de Educação e Qualificação Profissional, membro da comissão organizadora.

Estiveram presentes centenas de lideranças sindicais e assessores (as).

Representando neste encontro o Presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, o Secretário de Políticas Sindicais, Francisco Pereira de Souza Filho (Chiquinho) e representando o Presidente da UGT/SC, Waldemar Schulz Júnior (Mazinho), o Secretário Geral, Professor Carlos Magno da Silva Bernardo.

Também presentes, representante Nacional e Estadual da Força Sindical e Nova Central Sindical de Trabalhadores.

Tema difícil, polêmico, relevante, atual e oportuno ao momento, em virtude das constantes ações de parte de alguns Procuradores e Auditores do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho, que tem como alvo as contribuições que mantém os sindicatos em funcionamento, esse assunto vem preocupando bastante, pois afeta diretamente as entidades que hoje estão passando por inúmeras situações difíceis que podem inviabilizar a manutenção dos sindicatos e, por conseguinte, desmontar o movimento sindical.

Todos concordam que estes ataques ao movimento sindical levarão a falência dos sindicatos, desejo antigo que permanece nos dias atuais, fruto da política Neo Liberal que continua ditando regras no país. Os participantes são unânimes ao afirmarem que somente com regramento através de Leis poderá ser garantida à sobrevivência dos sindicatos.

O Professor Carlos Magno parabenizou a organização do evento, registrou a ausência do Ministério Público do Trabalho e enfatizou a necessidade de deixar as vaidades de lado e unir o movimento sindical para fortalecer a luta. Finalizou, interrogando os representantes das Centrais Nacionais: que políticas as centrais irão adotar para enfrentar e solucionar o problema do Custeio Sindical"?

Chiquinho, da UGT Nacional, iniciou sua fala justificando a ausência de Ricardo Patah, Presidente da UGT e de Waldemar Schulz Júnior (Mazinho) Presidente dia UGT/SC que estão em um evento no Uruguai.

Ao tratar do sistema de custeio afirmou que a UGT defende o modelo sindical vigente assegurado na Constituição Federal e na CLT.

Com relação ao momento presente, Chiquinho diz ser necessário fazer uma análise da situação em que se encontra o cenário político nacional e qual o papel do movimento sindical nesse cenário.

O companheiro falou do desmonte do Ministério do Trabalho que perdeu suas principais atribuições, destacou a subserviência do Movimento Sindical ao Governo e conclamou as lideranças sindicais para que se organizem e voltem a ocupar os espaços públicos com grandes manifestações em favor dos trabalhadores e de suas organizações.

Redação: Paulo Cesar Amante
Assessor de Comunicação UGT/SC"