Ato defende projeto que esclarece consumidores sobre impostos

05/12/2012

Um ato conjunto reuniu, na manhã desta quarta-feira (05), no Vão Livre do MASP, em São Paulo, representantes da classe trabalhadora, políticos e empresários que ergueram a bandeira de luta em prol da sanção da presidente Dilma Rousseff em relação ao projeto de lei 1472/07, que estabelece medidas para esclarecimento dos consumidores acerca dos impostos pagos sobre mercadorias e serviços.

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), juntamente com representantes e militantes de entidades filiadas (Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Padeiros, Siemaco, Sindicato dos Joalheiros, Sindicato dos Motoboys) participou do ato que exige apenas que a constituição de 1988 seja regulamentada, pois a transparência tributária já é tratada no § 5º do artigo 150 da Carta Magna.

É direito de a população saber o quanto paga de imposto até mesmo para que possa cobrar melhorias, afinal de contas, nenhum serviço prestado pelo governo é gratuito", explica Josemar Andrade de Assis, diretor relações sindicais do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Idealizador do projeto, o vice-governador paulista Guilherme Afifi Domingos ressaltou que este é um movimento que iniciou em meados de 1985 como um movimento em defesa do contribuinte e hoje está a um passo de ser aprovado. "Esta é uma campanha que envolve todos os setores da sociedade e, em especial, o envolvimento de entidades de classe como a UGT e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo é fundamental, pois a militância é multiplicadora das informações para a sociedade".

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, compareceu ao ato e lembrou que no mundo de hoje é inconcebível que não haja transparência tributária no Brasil. "A sanção da presidente ao PL 1472/07 significará um grande transformação para o país e será referência no mundo".

Apoio ugetista

Fortalecendo o conceito de sindicalismo cidadão, ético e inovador, Josimar expressou que a UGT apoia a causa e lembrou que a sanção da presidente Dilma será um divisor de águas que pode ser considerado como o início da reforma tributária brasileira.

Para o prefeito Kassab, a campanha só tem a se fortalecer com o empenho de entidades como a UGT e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo. "Essas são entidades tão importantes que legitimam qualquer ação social".

Manifesto

Durante o evento foi coletada assinatura das pessoas que participaram do ato para se juntar as quase 1500.000 assinaturas que compõem o manifesto de apoio à sanção do PL e que será entregue a presidente Dilma.

Por Fábio Ramalho"