Trabalho Decente é tema de seminário da UGT Amazonas

04/12/2012

O seminário aconteceu nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro no hotel Taj Mahal, no centro da capital Amazonense e contou com a participação de 21 sindicatos filiados a central sindical União Geral dos Trabalhadores - UGT - AM. Durante esses dois dias, dirigentes sindicais debateram e participaram de palestras com a presença de convidados da OAB-AM E MPT-AM.

A organização do seminário de formação sindical para o 'Trabalho Decente', foi da UGT-AM e da - Central Sindical cristã - CSC, da Bélgica. As duas centrais sindicais firmaram parceria neste ano de 2012 e tem como objetivo, levar informação e formar dirigentes sindicais para a prática de suas atividades sindicais.

O tema 'Trabalho decente', foi a primeira parceria entre as duas centrais do Brasil e da Bélgica, e ao longo deste mês de novembro, desenvolveu várias atividades. Entre elas, uma campanha entre os dias 19 e 23 de novembro, onde sindicalistas realizaram panfletagem, pesquisa e abordagem junto aos trabalhadores amazonenses para falar e ouvir a população trabalhadora, sobre as suas condições de trabalho. Já neste fim de semana, aconteceu o simpósio de formação sindical para o Trabalho Decente.

Na sexta, dia 30 de novembro, a palestra foi sobre 'Meio ambiente e o Trabalho', proferido pelo procurador do Ministério Público do Amazonas, Jorsiney Dourado Nascimento. O procurador destacou o envolvimento das lideranças sindicais em temas de bastante relevância no mundo globalizado como o meio ambiente. Para ele, o trabalhador tem de entender, agir e valorizar, dentro de seu ambiente de trabalho ações que tragam benefícios ao meio ambiente. Durante a palestra sindicalistas questionaram e ouviram do procurar medidas que tragam resultados favoráveis a classe trabalhadora e que resultem principalmente na conquista do trabalho decente respeitando a natureza.

No sábado, foi a vez do advogado e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-AM, Miquéias Fernandes, que falou de Direito Sindical'". O conselheiro orientou e debateu com os sindicalistas as atuais leis trabalhistas praticadas no país. Miquéias ressaltou que o sindicato é um dos principais instrumentos do trabalhador na busca pelos seus direitos e que sem os sindicalistas, a classe trabalhadora estaria ainda sendo massacrada em relação as suas conquistas.

A central sindical da Bélgica foi representada pelo responsável pelo serviço internacional da CSC, Thomas Miessem. Durante os dois dias de seminário, Thomas procurou levar orientações aos sindicalistas Amazonenses sobre o 'Trabalho Decente', entre elas, comparou as condições de trabalho de várias categorias de seu país com as praticadas no Brasil. Chamou atenção quanto ao poder de mobilização dos sindicatos belgas principalmente na conquista e manutenção de seus direitos e por ultimo realizou um trabalho de grupo com os sindicalistas Amazonenses falando de como o meio ambiente pode e deve contribuir para o melhor resultado na qualidade de vida dos trabalhadores e que ele, deve ser praticado e cobrado pelos sindicatos.

Roberto Nolasco, secretário do IPROS, instituto de promoção social ligado a UGT nacional, acompanhou os dois dias de seminário e enalteceu a presença no simpósio dos 21 sindicatos filiados a UGT no amazonas. Segundo Nolasco, isso demonstra o quanto os sindicalistas estão procurando buscar melhor qualificação na busca da defesa dos direitos dos trabalhadores. Para o secretário da IPROS, o que ainda si percebe no Brasil, e o desinteresse da classe trabalhadora. Segundo ele, enquanto que na Europa o percentual de trabalhadores sindicalizados chega a mais de 40%, no Brasil ele esta em cerca de 17% e isso enfraquece as ações de sindicatos na busca por melhores condições de trabalho e salário pra classe trabalhadora.

O encerramento do simpósio de formação sindical para o 'Trabalho Decente' foi no início da tarde deste sábado, dia 01 de dezembro, com a presença do presidente da UGT-AM, Nindiberg Barbosa dos Santos. Berg avaliou como positiva a parceria entre a UGT e a CSC, e espera que campanhas como a do 'Trabalho Decente', possam trazer resultados positivos para o trabalhador e trabalhadora amazonense. O presidente da UGT-AM agradeceu também o empenho dos sindicalistas na busca pelo aprendizado e espera que esse seminário possa levar os 21 sindicatos filiados a União geral dos Trabalhadores no Amazonas na luta e busca por melhores condições de trabalho, fazendo valer o aprendizado de que todo trabalhador merece e tem de usufruir do Trabalho Decente.

Fonte: UGT Amazonas"