Conferência da UNI Américas discute diversidade em cargos de chefia

04/12/2012

A 4º Conferência da UNI Américas das Mulheres, que esta sendo realizada em Montevidéu, no Uruguai, com o tema Mulheres Rompendo Barreiras", apontou a discriminação no ambiente de trabalho e a violência laboral como as principais bandeiras de lutas das mulheres em 2013. A Conferência, que começou no dia 2, tem a presença de representantes do Brasil, Canada, México, Estados Unidos, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, El Salvador, Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Belize e Bahamas e é a maior já realizada pela Uni América, com a presença de mais de 100 mulheres, representantes do movimento sindical.

No primeiro dia de trabalho foi aprovado um documento, que servirá de base para a discussão do núcleo de mulheres do movimento sindical que é a defesa de que nas empresas as vagas e os cargos de chefia sejam ocupados por 40% de homens, 40% de mulheres e 20% para da diversidade sexual. A proposta contou com apoio da comitiva da União Geral dos Trabalhadores - UGT e foi classificada pela sindicalista Cleonice Caetano, dirigente do Sindicato dos Comerciários e da UGT, como um grande avanço do movimento sindical internacional. Cleonice lembrou que na área do comercio é onde existe a maior presença da diversidade sexual entre os trabalhadores e que no Brasil, a UGT já vem defendendo essa proporcionalidade aprovada, agora na Conferência da UNI.

A violência contra as mulheres no ambiente de trabalho, inclusive a violência física foi classificada pelos integrantes da Conferência como uma dos casos mais graves, principalmente nos países da América do Sul. Relatos de violência física contra trabalhadoras fez com que os participantes discutissem a elaboração de um documento para exigir dos Governos e ate mesmo da polícia, medidas contra as agressões e também contra as empresas onde tais agressões ocorrem.

Mauro Ramos de Montevidéu, Uruguai"