UGT participa do seminário sobre os novos rumos do MERCOSUL

26/11/2012

O Secretário de Políticas Públicas da União Geral dos Trabalhadores - UGT, Valdir Vicente de Barros, participou do Seminário MERCOSUL: Novas Perspectivas", organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, em Salvador, no último dia 23.

O evento discutiu os novos rumos que o MERCOSUL tem tomado quanto ao processo de integração. A adesão da Venezuela ao bloco foi um dos assuntos debatidos. Ampliar os canais de participação dos movimentos sociais e das entidades de representação da sociedade civil foram alguns dos temas mais discutidos ao longo do dia.

Com a palavra, Valdir destacou que é fundamental que os governos ouçam a sociedade civil e que considerem as contribuições que seus representantes têm ao bloco. Frisando a importância de se fazer valer o Estatuto de Cidadania do MERCOSUL e o Plano Estratégico de Ação Social do MERCOSUL - PEAS.

"Se o Estatuto da Cidadania do MERCOSUL fosse de fato aplicado, o bloco cresceria muito e os problemas mais sensíveis da integração estariam resolvidos. Na área sociolaboral, por exemplo, tanto o Estatuto quanto o PEAS apresentam diretrizes necessárias que resolveriam grande parte dos problemas".

Para Valdir, a desburocratização dos procedimentos migratórios que permitam a livre circulação entre os povos contribuirá para o fortalecimento necessário do bloco, inclusive, para o enfrentamento da crise.

Giselle Correa, da Redação da UGT"