UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Desemprego tem novo recuo e chega a 5,3% no mês de outubro


23/11/2012

23/11/2012

A taxa de desemprego no País caiu de 5,4% em setembro para 5,3% em outubro, o menor patamar para o mês desde o início da Pesquisa Mensal de Emprego, em 2002, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais pessoas saíram à procura de trabalho, mas o movimento foi superado pela expansão na geração de vagas, sobretudo em São Paulo.

Embora a taxa de desocupação esteja praticamente estável há quatro meses, analistas afirmam que o mercado de trabalho mantém-se aquecido. Um dos principais indícios é o aumento da renda dotrabalhador. O rendimento médio dos empregados subiu 0,3% em outubro em relação a setembro, sendo que, na comparação com outubro do ano passado, o ganho real foi de 4,6%

Os salários reais continuam a subir, a despeito de a economia estar crescendo 1,5% no ano. Isso vem da força do mercado de trabalho", afirmou Jorge Arbache, professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília. Ele explica que o reajuste no salário mínimo ajuda a elevar a renda dos empregados no comércio e nos serviços, mas que o rendimento do trabalhador também cresce pela falta de mão de obra. "Na construção, não tem gente treinada para trabalhar, apesar de ser um setor que exige pouca qualificação", completou o professor da UnB.

A massa de salários paga aos trabalhadores brasileiros totalizou R$ 42,2 bilhões em outubro, um aumento de 1,6% em relação a setembro. "Há um ambiente que tem favorecido a composição salarial e o aumento da massa de rendimentos", avaliou Rafael Bacciotti, economista da consultoria Tendências.

Bacciotti observou que o ritmo de crescimento da massa salarial vem se intensificando desde agosto, na comparação com o mesmo mês de 2011. Em outubro, a alta foi de 7,9%."Com a perspectiva da retomada da atividade econômica, esse movimento de aumento na massa de rendimentos, na renda e no número de ocupados deve continuar no fim do ano", previu. Em outubro, a queda nacional foi puxada pela redução na taxa de desemprego em São Paulo, que passou de 6,5% para 5,9% no mesmo período.

fonte: Jornal DCI"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.