Vale Cultura é aprovado na Câmara

23/11/2012

A Câmara os Deputados aprovou, na última quarta-feira (21), o projeto de lei 4682/12, estabelecendo a criação do Vale-Cultura, concedendo o valor de R$ 50 para os trabalhadores e trabalhadoras regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

O projeto visa fomentar o acesso da classe trabalhadora a ações culturais nas áreas de artes cênicas, audiovisual, literatura, músicas, entre outros.

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), como entidade que defende a manutenção e ampliação dos direitos da classe trabalhadora, acredita que cultura e lazer são itens essenciais para melhor qualidade de vida da população e que, somente com o fortalecimento de ações que estimulam os trabalhadores a ficarem mais tempo com seus familiares e investindo em cultura, são ferramentas que estimulam a melhoria na produtividade e aquecem a economia. Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, lembra que a discussão dessa iniciativa começou há três anos com a Fecomercio, cujo presidente Abram Szajman, sempre se posicionou favorável a medida. A época, durante negociação coletiva, Patah, que também é presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo levantou a possibilidade do Vale Cultura ser implantado com recusos da classe empresárial.

A partir de agora, o projeto de autoria da deputada Manuela D'Avila, será enviado para analise do Senado.