27/11/2012
27/11/2012
A União Geral dos Trabalhadores do Amazonas (UGT-AM) encerrou nesta sexta-feira (23/11) as atividades da Semana do Trabalho Decente com visitas pela manhã à Feira da Manaus Moderna, à loja TV Lar Matriz e à corretora Global, na avenida Djalma Batista. A iniciativa teve como objetivo conscientizar os trabalhadores sobre os seus direitos em busca da qualidade de vida e fazer com que os patrões se sensibilizem em proporcionar condições justas de trabalho.
A campanha pelo Trabalho Decente começou na manhã de segunda-feira (19/11), véspera do feriado do Dia da Consciência Negra, com um ato público na esquina das avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus. No dia 21, a UGT Amazonas esteve na Bola do Produtor, na zona Leste da cidade, também pela manhã.
Durante as atividades, foram distribuídos folders informativos e apresentado um questionário aos trabalhadores cuja pergunta principal era 'Você sabe o que é Trabalho Decente?'. Cerca de 200 trabalhadores responderam ao questionário.
Um dos problemas mais cruciais detectados pela UGT Amazonas foi a falta de desconhecimento por parte dos trabalhadores a respeito da CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho, documento que garante todos os direitos trabalhistas quando assinada pelo empregador.
O presidente da UGT Amazonas, Nindberg Barbosa, disse que o trabalhador que se sentir prejudicado em seu ambiente de trabalho pode procurar o sindicato de sua categoria, porque os sindicatos são entidades que têm as ferramentas apropriadas para tomar as providências. O sindicato pode ajudar encaminhando as denúncias, o sindicato é o primeiro fiscal do trabalhador e pode fazer a denúncia coletivamente sem precisar estar citando 'a', 'b' ou 'c' para buscar o bem comum", enfatizou.
Barbosa finalizou dizendo que ao visitar a zona Leste constatou a prática do trabalho infantil, considerado um trabalho indecente e que conta com a sociedade para que denuncie junto ao Ministério Público do Trabalho e à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego esse tipo de exploração infantil imposto por pais e familiares.
A Semana do Trabalho Decente teve a participação de 21 sindicatos filiados à UGT Amazonas e ainda o apoio do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
Fonte: UGT Amazonas"
UGT - União Geral dos Trabalhadores