Sindicato participa da Marcha da Consciência Negra

19/11/2012

No dia 20 de novembro (terça-feira), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo participa, ao lado da União Geral dos Trabalhadores (UGT), a qual é filiado, da IX Marcha da Consciência Negra. A concentração está marcada para às 13 horas em frente ao Museu de Artes de São Paulo - MASP, na Avenida Paulista.
Mais uma vez os protestos levam às ruas a violência contra a população negra com lema Cota sim, Genocídio não!". Segundo dados do Ministério da Saúde, 53% dos homicídios registrados no Brasil atingem jovens, das quais mais de 75% são jovens negros de baixa escolaridade, sendo da grande maioria do sexo masculino.
Para Cleonice Caetano, diretora da Secretaria da Diversidade do Sindicato a melhor maneira de combater o preconceito é a conscientização. "O Sindicato está desenvolvendo oficinas de sensibilização e formação para dirigentes e lideranças do movimento negro, principalmente na categoria dos comerciários, porque o comércio ainda é um grande alvo de discriminação. Nossa bandeira é conscientizar o lado patronal para que eles contratem profissionais pela sua capacidade não pelo tom da pele", explica.
O Sindicato liderou uma ampla campanha pela inclusão do negro no comércio conseguindo o primeiro acordo com a Camisaria Colombo. Após está iniciativa foi incluída na Convenção Coletiva do setor de supermercados a cláusula para a reserva de 30% das vagas para negros.
Fonte: Imprensa Comerciários"