UGT celebrará a Consciência Negra com entidades do Movimento Negro do Rio

16/11/2012

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), através das secretarias da Diversidade Humana nacional e do Rio de Janeiro, irá compor a agenda oficial do Estado do Rio de Janeiro nas homenagens do Dia Nacional da Consciência Negra. As atividades ocorrerão numa ação conjunta com o Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e instituições do Movimento Negro que integram a Agenda Única Rio Zumbi 2012.

Com o apoio da representação do Rio de Janeiro, a central fará o lançamento da cartilha Diversidade Humana: Conhecer nossos Direitos e Promovendo a Igualdade Racial e a exposição de materiais informativos sobre a questão racial.

De acordo com a secretária da Diversidade Humana nacional e do Rio de Janeiro, Ana Cristina dos Santos Duarte, a UGT será a única central a participar da agenda. A UGT está crescendo e ocupando posição de destaque no cenário político nacional. A partir desta ação integrada, queremos, de forma ética e cidadã, como preconiza o estatuto de criação de nossa central, contribuir para a plena garantia dos direitos humanos. Da mesma forma, mostrar a firme posição da central no combate ao racismo e toda e qualquer forma de preconceito e discriminação".

As atividades acontecerão no monumento a Zumbi dos Palmares, na Praça XI, no Centro do Rio, a partir das 7h.

Luiza Felix, UGT Rio de Janeiro"