UGT discute o uso indiscriminado de agrotóxico durante seminário

14/11/2012

Engajada na luta pelo fortalecimento de uma política pública que regulamente, efetivamente, o uso de defensivos agrícolas nas lavouras brasileiras, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizou durante toda esta terça-feira (13), na cidade de São Paulo, o Seminário sobre o Uso Indiscriminado de Agrotóxicos.

O evento que reuniu, aproximadamente, 200 pessoas contou com a participação de formandos ligados às áreas de meio ambiente de diversas instituições de ensino da capital, dirigentes e militantes sindicais, professores e professoras universitário (as) e autoridades que compareceram para enriquecer as discussões sobre este que é um tema de relevância para a sociedade brasileira.

A mesa de abertura do evento foi composta, respectivamente, por Canindé Pegado e Marcos Gimenez, secretário geral e Secretário Adjunto de Publicidade e Marketing Institucional da UGT, e por Francisco Claudio de Melo, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio de Janeiro.

Durante a abertura, Canindé Pegado ressaltou o quanto é importante a terceira maior central sindical do país protagonizar uma ação que visa levar a um debate nacional as questões relacionadas ao uso de agrotóxicos para a produção de alimentos no Brasil. Essas são substâncias que trazem prejuízo para a saúde do consumidor, que estão nas mesas da classe trabalhadora e que têm o poder de afetar o índice de produtividade de qualquer profissional em qualquer área de atuação do mercado de trabalho, podendo ser abordada como uma questão de saúde pública. Esse é ideal deste seminário, elevar as discussões e levar a nível nacional as questões relacionadas ao uso de agrotóxicos na nossa sociedade", explica o dirigente.

Marcos Gimenez salientou que a UGT ao realizar o Seminário sobre o Uso Indiscriminado de Agrotóxicos supera as esferas do movimento sindical e aborda um assunto que é de extrema importância para a sociedade. "Este é um evento que está sendo realizado para quebrar paradigmas e elucidar as pessoas em relação ao que é mito ou realidade ao que diz respeito a esse tema",diz o secretário.

Os participantes do seminário, durante todo o dia, tiveram contato com trabalhos realizados por alunos universitários do curso de engenharia ambienta e gestão ambiental que expuseram suas pesquisas e receberam boas críticas em relação às formas e os temas abordados em seus trabalhos.

Com apresentação de trabalhos que variaram em temas como: a logística reversa, a produção de alimentos saudáveis e a preservação ambiental, os formandos contribuíram efetivamente para a realização e o sucesso do seminário.

Francisco Claudio lembrou que a UGT foi a primeira central sindical a abordar este tema e, de uma maneira didática buscou aproximar acadêmicos, profissionais das diversas áreas ambientais e sindicalistas, que tem diálogo direto com a classe trabalhadora que manuseia esses defensivos agrícolas.

O seminário contou com palestras ministradas por: Claudia Tirlone, Engenheira Agrônoma
Anita de Souza, doutora em produção vegetal pela ESALQ-USP
Marcos Veiga engenheiro químico e farmacêutico industrial
Flávio Correia Soares, farmacêutico Industrial
Jussara Padilha da Silva, enfermeira do trabalho
Edson Almeida, técnico de segurança do trabalho.

Os temas variados abordaram questões que envolvem saúde do trabalhador e da sociedade como um todo, a luta por uma alimentação mais saudável, além do descarte adequado das embalagens dos defensivos, mas também lembrou que a população brasileira e mundial é refém do uso de defensivos agrícolas para a produção em larga escala de alimentos para suprir as necessidades de uma população mundial que cresce ano pós ano.

Para o Brasil, que pelo quinto ano consecutivo conquistou a posição de maior consumidor de agrotóxicos no mundo, a iniciativa da UGT em realizar este seminário demonstra o quanto é fundamental avançar no controle ao uso de defensivos agrícolas para a produção de alimentos.

Por Fábio Ramalho"