UGT Paraná recolhe assinaturas contra juros dos cartões de crédito

13/11/2012

Um abaixo-assinado a favor da diminuição das taxas de juros dos cartões de crédito é realizado em Curitiba nesta terça-feira (13). Representantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT) coletaram até as 11h30 cerca de 500 assinaturas para serem somadas à campanha nacional de reivindicação pela diminuição nos juros cobrados pelas operadoras.

A UGT quer juntar mais de um milhão de assinaturas em todo o Brasil até o final do ano para enviar um Projeto de Lei (PL) de iniciativa popular ao Congresso. Os manifestantes permanecem até as 13h30 na Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, próximo à Praça Osório. Na próxima semana, a UGT pretende começar a percorrer os bairros da capital para atingir a meta de 50 mil assinaturas em Curitiba.

A intenção da manifestação é estabelecer em lei um teto às taxas de juros dos cartões de crédito de no máximo 12% ao ano. Atualmente, conforme o presidente da UGT, Paulo Rossi, alguns cartões ultrapassam taxas de 600% ao ano. O cliente que usa o cartão de crédito, quando paga o valor mínimo, chega a taxas altíssimas e vira uma bola de neve. Nós queremos inclusive incentivar a população para que boicotem esses cartões enquanto não houver regulamentação", relata.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Servicos (Abecs) e com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e aguarda um posicionamento oficial das entidades sobre a reivindicação da UGT.

PL de iniciativa popular

A campanha pretende utilizar o recurso do PL de iniciativa popular para tornar a regulamentação dos juros possível, assim como no caso da Lei da Ficha Limpa. Para que uma lei desse tipo possa passar pelo congresso, conforme estabelece a Constituição de 1988, 1% dos eleitores brasileiros precisam assinar a manifestação de interesse na regulamentação do assunto. Além da assinatura, dados pessoais como título de eleitor, número de seção e zona eleitoral são necessárias para que o apoio seja contabilizado.

Fonte: Gazeta do Povo"