Emprego cai 0,3% em setembro, diz IBGE

12/11/2012

Pelo segundo mês consecutivo, o emprego na indústria brasileira recuou como reflexo da atual situação do setor, que ainda mostra sinais de recuperação frágil. Em setembro, o total de pessoal ocupado caiu 0,3% sobre agosto, o pior movimento desde maio, quando se registrou a mesma contração. Segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com o mesmo mês de 2011, o emprego na indústria recuou 1,9% em setembro, o 12º resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação. Em agosto, o emprego havia registrado queda de 0,1% ante julho, voltando a cair depois da alta no mês anterior. Nada mais natural que, com uma produção menor, as variáveis do mercado de trabalho também reflitam isso", resumiu André Macedo, economista do IBGE. Em setembro, o contingente de trabalhadores sofreu redução em 12 das 14 áreas pesquisadas, na comparação com igual mês do ano passado, sendo que o principal impacto negativo veio de São Paulo, com recuo de 3,1%.

Nos nove primeiros meses de 2012, o indicador recuou 1,4% na comparação com igual período do ano anterior, com taxa negativa em 12 dos 14 locais. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o emprego na indústria em geral registrou perda de 1,2% em setembro passado. O recuo do emprego acompanha o resultado da produção industrial de setembro, que apresentou queda de 1% ante o mês anterior, o pior resultado em oito meses e que interrompe uma sucessão de três meses de expansão da atividade.

No terceiro trimestre, no entanto, a atividade teve alta de 1%, insuficiente para mostrar a recuperação mais robusta. Os resultados podem refletir uma falta de confiança dos empresários.

Fonte: Jornal DCI"