Fique de Olho Nº 26: Volta à ativa

07/11/2012

05/11/2012

Caros,

Num olhar um pouco estranho sobre a condição do trabalhador, a Presidente Dilma disse que quer acabar com costume brasileiro que é o de ficar encostado no INSS". Com isto pretende lançar o Programa Nacional de Reabilitação Profissional, como forma de aumentar o numero de trabalhadores reabilitados para que estes possam voltar ao mercado de trabalho. Ninguém fica "encostado" no INSS por vontade própria e muitos lá estão pela condição de trabalho que lhe é imposta. De qual2er forma o Programa parece interessante, mas deveria ter um viés maior em relação à autoestima do trabalhador ao invés de sugerir no programa apenas uma economia de recursos gastos pelo INSS no pagamento de auxilio. Afinal o trabalhador é o contribuinte e nada mais justo que receba enquanto afastado. Fica a sugestão a todos os Companheiros e Companheiras que fiquem de olho nesta proposta que será lançada em janeiro de 2013 e procure de certa forma influir para que o trabalhador não seja jogado de qualquer maneira ao mercado, completamente desatualizado e que seja submetido a um trabalho pelo qual não foi habilitado.

Algumas sugestões que poderiam ser feitas:

a) Que o trabalhador em licença caso consiga um emprego nas condições em que se encontra, deixa de receber pelo INSS. Na perda do emprego, consiga voltar de maneira automática à condição anterior