Centrais se mobilizam em defesa do piso regional unificado em SP

06/11/2012

Na próxima terça-feira, dia 13 de novembro, a União Geral dos Trabalhadores -UGT acompanhada das demais centrais sindicais (CGTB, CTB, CUT, Força e NCST) deve lotar as dependências da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde a partir das 9h será realizada uma audiência pública, para discutir projeto de lei que estabelece a unificação do salário mínimo regional no Estado.
Na terça-feira, dia 6, representantes das centrais estiveram reunidos com o colégio de líderes da Alesp, e entregaram para o presidente da casa, deputado Barros Munhoz, a proposta de projeto de mínimo, elaborada em conjunto pelas centrais.

Segundo o projeto , o mínimo regional, que atualmente é dividido em três faixas que variam de acordo com a categoria profissional, passaria a ser unificado e fixado em R$ 775,00 para todas as categorias. Na proposta que vem sendo apresentada pelo governo o mínimo é fracionado em três valores (R$ 755,00
R$ 765,00 e R$ 775,00).
No projeto apresentado pelas centrais também se estabelece uma política de reajuste permanente do salário mínimo regional, cuja base de cálculo é a formula: INPC-IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) dos últimos 12 meses + a variação do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo.
Durante o encontro com o colégio de líderes da Alesp, os dirigentes sindicais destacaram a necessidade de valorização do salário mínimo regional, para assegurar uma proteção aos trabalhadores das categorias mais vulneráveis ou com inserção mais frágil no mercado de trabalho (mulheres, jovens e trabalhadores do setor rural).
A reunião com o colégio de líderes, foi agendada pelo deputado Major Olímpio que também já confirmou a audiência pública da próxima terça-feira, dia 13, a partir das 9h no Auditório Paulo Kobayashi. Nesta audiência além de parlamentares e líderes sindicais, espera-se a participação de técnicos do governo estadual, afim que a unificação salarial, já faça parte do projeto de lei, já em tramitação nos órgãos do governo (Casa Civil e Secretaria de Estado).
Joacir Gonçalves, da Redação da UGT