UGT participa de Seminário sobre Igualdade #de Oportunidades no Mercado de Trabalho

06/11/2012

Na defesa da bandeira da igualdade e da inclusão, a UGT participou do Seminário de Dirigentes Sindicais de Igualdade de Oportunidades no Mercado de Trabalho promovido pelo Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial, INSPIR, que ocorreu em Salvador nos dias 31 de Outubro e 1º de Novembro.

O evento contou com a participação dos companheiros Wagner Souza, 1º secretário adjunto de Relações Internacionais e Cleonice Caetano, da Secretaria de Saúde. Além de suas funções no Secretariado Nacional da UGT, ambos também são diretores do INSPIR e atuaram como mediadores dos módulos apresentados.

O seminário tratou da condição do negro no trabalho, das questões morais e das legislações que amparam o negro no ambiente de trabalho e dentro da própria sociedade. O objetivo do seminário foi qualificar e preparar os dirigentes sindicais para que eles possam ter condições de fazer a defesa racial", disse Wagner Souza.

Além de se concentrarem na história do trabalho exercido por escravos e as diferentes formas de resistência e lutas, as palestras também abrangeram temas como legislação civil, trabalhista e penal no que diz respeito aos temas raça e gênero nas relações de trabalho, além de abordagens acerca das discriminações raciais.

O seminário seguiu a tendência de discussão promovida pela Organização Internacional do Trabalho, OIT, que lançou no dia 1º de Novembro o quarto boletim de atividades do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho.

"Esse seminário foi muito bom e ocorreu num momento oportuno, já que o próprio Governo Federal, através da presidenta Dilma, já está discutindo cotas para o serviço público, o que eleva a profundidade da questão racial", completa Wagner.

Destacou-se como inscrito no Seminário, o Companheiro Osvalrízio, médico veterinário e diretor da Associação Protetora dos Desvalidos, instituição que comprava carta de alforria, na época da escravidão, fundada em 1832 com sede em Salvador, onde se encontra domiciliada até os dias atuais.

Osvalrízio reforçou a importância da questão racial, afirmando que a repaginação a que vem sendo submetida a cultura brasileira tem sido fundamental para a evolução das discussões das cotas.

Paulo Thume"