Secretário de Emprego e Trabalho de São Paulo visita sede da UGT

05/11/2012

Buscando ampliar o relacionamento entre a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (05), o secretário Carlos Ortiz participou de um encontro com a direção executiva ugetista.

Durante a reunião, uma das pautas abordadas foi o processo de fortalecimento da Secretaria que, durante muitos anos, por não ter sido administrada por representantes da classe trabalhadora, acabou ficando sucateada e perdeu a importância que tinha inicialmente.

Segundo Ricardo Patah, presidente da UGT é preciso, ainda neste ano, agendar uma reunião entre todas as centrais sindicais e o governador Geraldo Alckmin para discutir um novo desenho para a Secretaria visando, efetivamente, fortalecer suas ações em prol da classe trabalhadora.

Para Ortiz, a aproximação maior entre a Secretaria e o movimento sindical, que voltou a acontecer somente durante a gestão de Davi Zaia, é de fundamental importância para o andamento das ações da pasta.

Francisco Pereira, secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT lembrou que das três últimas gestões, esta é a segunda vez que a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho está sendo administrada por uma pessoa que tem origem sindical e comprometida com as lutas da classe trabalhadora, desta forma, é preciso avançar no diálogo com entre as centrais, pois somente o movimento sindical é conhecedor das necessidades da classe trabalhadora. A UGT é uma entidade que pode contribuir, e muito, para dar uma nova roupagem a Secretaria, enviando propostas e ideias",explica.

Proposta de qualificação profissional

A UGT elaborou um projeto de qualificação profissional para as pessoas que recebem auxílio do programa Bolsa Família na cidade de São Paulo.

Esta proposta já esta em análise na Secretaria, mas sua execução depende de um aval do governador para que as cerca de 1milhão de famílias sejam atendidas. "Quando abordamos pessoas que recebem Bolsa Família em São Paulo, estamos falando de um público que não tem carteira assinada, sindicato ou categoria profissional. Estamos propondo profissionalizar esses cidadãos até para que eles possam caminhar sem precisar da ajuda do governo", diz Eduardo Rocha, assessor econômico da UGT.

Ao comando da classe trabalhadora

Outro tema bastante discutido durante a reunião foi o fortalecimento do Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador (CERET), que atualmente esta com suas ações pouco representativas em relação a suas funções originais.

por Fábio Ramalho - redação UGT"