Pela ratificação da convenção 189 da OIT mulheres #da UGT participam de seminário da CCSCS

01/11/2012

A Secretaria da Mulher da União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, nos dias 29 e 30 de outubro, em São Paulo, do seminário Estrategia regional para la ratificación del Convenio 189 y Recomendación 201".

O evento promovido pela Coordinadora de Centrales Sindicales del Cono Sur (CCSCS) reuniu representantes de Federações e Sindicatos de trabalhadoras domésticas, de subsedes da CCSCS nas regiões Andinas e Centro América, além da ONU Mujer (Organização das Nações Unidas) e OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Com o objetivo de traçar os planos de ação da Comissão de Mulheres da CCSCS para avançar nas estratégias para a ratificação da convenção 189 da OIT, que trata sobre trabalho doméstico, o seminário contou em sua mesa de abertura com a presença de Valdir Vicente, secretário Geral da CCSCS, Joana Chamusca Chagas da ONU Mujeres e Cássia Bufelli, Coordenadora da Comissão de Mulheres e Secretária Nacional da Mulher da UGT.

Como resultado do encontro, algumas atividades ficaram definidas para o final deste ano e primeiro semestre 2013, tais como: Dia 24 de novembro acontecerá a veiculação de um documento para que os governos e os movimentos sindicais tenham como base a Regulamentação do Trabalho Doméstico como um direito humano fundamental para a justiça social. Além disso, no dia 30 de Março, a CCSCS realizará uma atividade regional com as (os) trabalhadoras (os) domésticas(os) para aprofundar o conhecimento e garantir a ratificação.

Por Fábio Ramalho - redação UGT"