SINTEC cobra execução da lei que proíbe o uso de celular nas agências bancárias

29/10/2012

Na manhã da última quinta-feira, 25, o Sindicato dos Bancários do Tocantins - SINTEC/TO, filiado à UGT, protocolou ofício solicitando explicações do poder público municipal em relação à Lei que proíbe o uso de aparelhos celulares no interior dos estabelecimentos financeiros da Capital. A Lei foi aprovada em 23 de maio de 2011 é até o momento não apresenta indícios práticos de execução.

De acordo com a determinação, a prefeitura de Palmas teria 30 dias após a publicação da medida para regulamentar o ato, e em decorrência disso as agências teriam o mesmo prazo para colocar em prática a ação, de coibir e fiscalizar o uso de celulares no interior das instituições. O objetivo é evitar que informações de usuários não sejam repassadas para pessoas fora da agência, colocando assim em risco a segurança dos clientes. O ato é conhecido como saidinha de banco".

Segundo o que diz a lei, os bancos devem fixar em local visível, informações sobre a proibição. Para o presidente do SINTEC/TO, Célio Mascarenhas, não existe medidas para aplicação da lei, pois ainda não há impedimento do uso de celulares. "Sabemos da importância dessa regulamentação, mas esperamos que ela possa ser colocada em prática", ressaltou.

O sindicato entrou em contato com o representante da Associação de Bancos de Goiás, Tocantins e Maranhão (Asban) no Estado para ter maiores esclarecimentos, mas de acordo com a Asban, a diretoria se reunirá para dar mais informações. "Mesmo não sendo de responsabilidade do SINTEC em manter essa fiscalização nós preocupamos com a segurança dos bancários e dos clientes", afirmou Mascarenhas.

Por: SINTEC/TO"