Não à Copa do Mundo no Catar

26/10/2012

Mais pessoas vão morrer na construção da infraestrutura do que jogar na Copa do Mundo

Participe da campanha: http://act.equaltimes.org/pt

O Catar ganhou, com muita controvérsia, o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022, e planeja gastar mais de 100 bilhões de dólares em estádios e outros projetos para a Copa do Mundo.

Milhares de trabalhadores estrangeiros serão necessários para esses enormes projetos de construção nos próximos dez anos. O país tem 1,2 milhões de trabalhadores que estão proibidos de aderir a um sindicato, em violação aos direitos internacionais de liberdade sindical e negociação coletiva.

Cerca de 94% deles são migrantes, sem direitos trabalhistas. E o que é pior, 200 trabalhadores nepaleses morrem a cada ano no Catar por causas relacionadas ao trabalho.

Centenas de outros trabalhadores migrantes da Índia, Sri Lanka, Paquistão e Bangladesh também são mortos ou feridos no Catar a cada ano.

O governo se recusa tornar público o número de pessoas que morrem ou são feridos no trabalho. Mas sabemos que mais pessoas vão morrer na construção da infraestrutura do que jogar na Copa do Mundo. As leis locais no Catar impedem que os trabalhadores migrantes formem um sindicato, ou realizem negociação coletiva por melhores salários, trabalho saudável e seguro.

Não deixe o Brasil jogar a Copa do Mundo em um estádio infame. Ajude a encher o estádio agora, e enviar uma mensagem para o Catar: que não haverá Copa do Mundo em 2022 sem os direitos dos trabalhadores.

Assine a petição: http://act.equaltimes.org/pt