UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT na luta pela jornada de 30 horas para a enfermagem


23/10/2012

23/10/2012

Ganha força a mobilização dos trabalhadores da saúde em busca da valorização e dignidade profissional. Três centrais sindicais se unem à Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo (FTSES) para lutar pela causa dos trabalhadores da saúde e pressionar a aprovação dos projetos de lei que favorecem a categoria e estão emperrados no Congresso Nacional.

No Encontro Paulista da Saúde, realizado em agosto, na Praia Grande, pela Federação da Saúde paulista, os dirigentes da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) assinaram um documento no qual assumem compromisso de desenvolver um trabalho em conjunto com a Federação da Saúde paulista e lutar perante as autoridades competentes e o Congresso Nacional pela aprovação da redução da jornada para 30 horas para a enfermagem e a instituição do piso nacional para a categoria. Com a união das centrais sindicais, teremos mais força para exigir dos nossos políticos empenho na aprovação desses projetos, que se arrastam no Congresso. A partir de agora é coisa de central sindical", garantiu o presidente da UGT, Ricardo Patah, que se comprometeu a aderir ao movimento.

Wagner Gomes, presidente da CTB, que também apoia a causa, diz que a saúde é uma área que não pode cometer erros. "É um trabalho que mexe com vida, portanto não se pode errar, por isso seis horas diárias é um tempo aceitável para se trabalhar com razão e eficiência e nós vamos cobrar isso".

"Se os assistentes sociais, fisioterapeutas já têm a regulamentação da jornada de 30 horas, por que não para os demais", questiona Luiz Antonio Festino, diretor de Assuntos Trabalhistas da NCST, que representou o presidente da entidade, José Calixto Ramos, no Encontro Paulista da Saúde e assinou o documento se comprometendo a lutar pela causa dos profissionais da saúde junto com as demais centrais sindicais.

Para o presidente da Federação da Saúde paulista, Edison Laércio de Oliveira, o comprometimento das centrais sindicais com a luta da categoria da saúde dá peso ao movimento da categoria. "Com esta aliança, a área da saúde está fortalecida e juntos lutaremos para defender os objetivos dos trabalhadores e exigir dos deputados uma ação mais rápida na aprovação e regulamentação de projetos que, certamente, vão melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área da saúde e, consequentemente, a qualidade de atendimento em saúde no Brasil", pontua Edison.


Fonte: Boletim Saúde & Luta - Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.