Fábio Bezzera é reeleito na União Geral de Trabalhadores em MS

19/10/2012

O atual presidente da União Geral dos Trabalhadores-MS, o padeiro Fábio Bezzera Salomão, foi reconduzido à presidência da entidade, durante o II Congresso Estadual Extraordinário, realizado na última segunda-feira, dia 15, no auditório do Hotel Versalleti, em Campo Grande. Participaram da atividade cerca de 120 delegados de base dos sindicatos filiados de diversos municípios.

Fundada há três anos no MS, a entidade apresentou um crescimento significativo no Estado, elevando de 12 para 30 entidades filiadas, atingido os ramos de panificação, alimentação, frigoríficos, saúde, pesca, trabalhadores rurais, bancários, indígenas, petroleiros, gráficos, asseio e conservação, enfermagem, serviço público estadual e municipal. Entre as entidades expressivas e com base sindical significativa que aderiram a UGT-MS estão o Sinpol - Sindicato dos Policiais Civis de MS, Sisem (Sindicato dos Servidores públicos Municipais da Prefeitura de Campo Grande)
Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de MS), Senalba (Sindicato dos Trabalhadores em Cultura, Entidades Recreativas, de Assistência Social, Orientação e Formação Profissional de MS) e STIAC (Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação), dentre outras.

Fábio Bezerra reiterou que além da ampliar o número de entidade filiadas no Estado, o principal desafio da entidade é de aumentar inserção regional com a criação de delegacias sindicais da UGT-MS nas principais cidades do Estado. O dirigente destacou também a participação política dos dirigentes sindicais filiados a UGT que resultou na eleição de cerca de treze vereadores de diversos ramos, em cidades importantes como Naviraí e Bonito. Este saldo mostra que o grau de representatividade que nossos dirigentes possuí em nossa base", reiterou.

Participaram do II Congresso os dirigentes UGT Nacional Francisco Pereira (Chiquinho - Secretário de Organização de Políticas Sindicais), Moacyr Malvino (Secretário de Finanças)
Lineo Mazano (Secretário de Serviço Público) e o professor Erledes Elias da Silveira. Chiquinho traçou um panorama do papel do movimento sindical na atual conjuntura política, destacando a necessidade de mobilização pelo fim do fator previdenciário e da portaria 186 do Ministério do Trabalho que abre brechas para criação de mais de um sindicato por ramo ou base sindical (pluralidade sindical).

Os participantes também puderam aprofundar o debate sobre "Empregabilidade - Preocupação de Todos", ministrada pelo professor Erledes Elias da Silveira, que levantou preocupações sobre a introdução de novas tecnologias no mercado de trabalho pela política neoliberal e os impactos delas no mercado de trabalho. Para o presidente Fabio Bezerra, o desafio da nova direção da UGT-MS, é fortalecer o movimento sindical nas negociações salariais no setor público e privado, nas lutas contra a exploração e a cassação de direitos trabalhistas, na qualidade do ambiente do trabalho e nas condições das políticas públicas para melhoria da qualidade de vida da população e dos trabalhadores .

Fonte: MS Notícias"