UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT promove coleta de assinaturas contra os juros dos cartões de crédito


10/10/2012

29/10/2012

Durante o segundo turno das eleições municipais que aconteceram neste domingo (28), a União Geral dos Trabalhadores (UGT) promoveu, na cidade de São Paulo, uma grande coleta de assinaturas buscando elaboração de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que regulamente a cobrança dos juros praticados pelas instituições financeiras e operadores de crédito rotativo do país.

A central, que há meses vem denunciando essa prática como o principal responsável pelo endividamento da classe trabalhadora, distribuiu ao longo da Avenida Paulista, 10 postos de coleta de assinaturas que será encaminhada à Comissão de Legislação Participativa, na Cãmara dos Deputados.

Segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE), a cobrança feita pelas operadoras de cartões de crédito podem chegar a 878% ao ano, no crédito rotativo.

Esta iniciativa da UGT tem como objetivo contribuir com as medidas que o governo federal vem adotando para diminuir os juros do Brasil que, gradativamente, vem caindo para diversas operações financeiras, com exceção, dos cartões de crédito que continuam a praticar taxas abusivas.

Os principais vilões dos cartões de crédito estão no crédito rotativo que corresponde ao não pagamento integram da fatura dos cartões e, podem beirar 878,68% ao ano
O saque, que é cobrado sempre que o consumidor retira, em forma de empréstimo, um determinado valor disponível no cartão com juros que chegam a 655,21% ao ano.

Dentre esses assaltos, podemos enfatizar também os parcelamentos na fatura e nas compras. Na fatura, que apresenta índice de 556,66% ao ano, é incidente quando o consumidor pretende parcelar o valor total de sua conta tentando fugir do crédito rotativo. E no parcelamento das comprar, que acontecem quando o (a) consumidor (a) realiza compras em lojas, os juros chegam a 413,12% ao ano.

Buscando combater este assalto Legalizado", a UGT intensificará suas ações, com coleta de assinatura em todas as cidades do País para a construção de um Projeto de Lei Popular que vise acabar com esta verdadeira "farra".


Por Fábio Ramalho - Redação UGT

Fotos: FH Mendes

Clique aqui e veja mais fotos"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.