Sindicato dos Comerciários e UGT se unem #para uma cultura de trabalho saudável

04/10/2012

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a União Geral dos Trabalhadores - UGT, central sindical a qual a entidade é filiada, estão participando da XIX FISP Feira Internacional de Segurança e Proteção que começou no dia 3 e segue até o dia 5 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes.

Com um estande no evento, o Sindicato e a UGT receberam dirigentes sindicais técnicos de segurança do trabalho de vários estados, estudantes, cipeiros, inspetores de risco, segurança patronal, entre outros.

As empresas têm que investir mais na segurança e na saúde de seus trabalhadores. Há um grande impacto financeiro e social dos acidentes de trabalho para o Estado. Esses gastos com os assegurados poderiam ser direcionados para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Mas, infelizmente não é o que acontece, pois esses gastos são redirecionados para atender as vítimas devido a falta de condições de segurança nos diversos campos de trabalho", disse Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da UGT.

Apesar das fortes campanhas, legislação e fiscalização cada vez mais rigorosas, grande parte dos acidentes de trabalho ainda decorrem da falta de treinamento e do não uso ou falta de equipamentos de proteção individual. De acordo com dados dos Ministérios da Previdência Social (MPS) e do Trabalho e Emprego (MTE), em 2010, foram registrados 701.496 acidentes de trabalho. Os números oficiais destes acidentes no País se referem apenas ao setor formal do mercado de trabalho, sem incluir os quase 20 milhões de trabalhadores informais que não contribuem para a previdência. O custo gerado pelos acidentes entre trabalhadores de empresas com carteira assinada é estimado em cerca de R$ 70 bilhões.

Para Cleonice Caetano, diretora do Sindicato dos Comerciários, e secretária nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da UGT, a participação das entidades no evento é de extrema importância para sensibilizar empresas e trabalhadores sobre questões voltadas a saúde e segurança no ambiente de trabalho. "Mostramos para o público que temos um Sindicato fortalecido, com conteúdo e pessoas preparadas para multiplicar seus conhecimentos. Temos comprometimento e competência, para diminuir o acidente de trabalho e fortalecer a categoria. Estamos conscientes do compromisso do Sindicato e da UGT nessa luta", destacou a dirigente Sindical.

A FISP acontece a cada dois anos e por sua dimensão, presença de público e representatividade, é considerada a maior feira do segmento de segurança e proteção do hemisfério sul e a segunda maior no mundo.

Fonte: Imprensa do Sindicato dos Comerciários de São Paulo

Fotos: FH Mendes"