UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Histórico de lutas garante vitória de Josi no Sintracobi


02/10/2012

02/10/2012

Uma vitória de quem tem compromisso com a luta em defesa da nossa categoria", definiu a dirigente Josineide de Camargo Souza, a Josi, que encabeçou a Chapa 1 e foi reeleita para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecções e Bordados de Ibitinga e Região (Sintracobi), entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores -UGT.

Depois de um processo eleitoral tumultuado por integrantes da Chapa de número 2, que concorreram com base numa liminar, o resultado das urnas apontou a decisão dos trabalhadores que optaram pela chapa 1 União e Trabalho. De um total de 1.585 eleitores inscritos, compareceram 851. Destes, 502 votaram na Chapa Um, União e Trabalho, 288 votaram na Chapa de Oposição, 57 anularam o voto e 04 votaram em branco.

Para Josi a vitória significa o reconhecimento do trabalho que o sindicato vem fazendo em defesa da categoria. "Também quero aproveitar ao empenho dos companheiros da UGT, que foram fundamentais para garantir essa conquista. A central mostrou muita garra e empenho e que não desampara seus sindicatos filiados. Para nós é motivo de orgulho fazermos parte de uma central sindical assim", afirmou a presidente do Sintracobi.

Juntamente com diretora Eleuza de Cássia Bufelli Macari, Josi foi uma das fundadoras do Sintracobi, no ano de 1988. "Tudo começou quando nós realizamos um trabalho de faculdade, que consistia numa pesquisa com as bordadeiras de Ibitinga. Durante essa pesquisa constatamos que a grande maioria se encontrava fora do mercado formal de trabalho e ansiavam por um registro em carteira. Esse trabalho deu origem a uma associação que conseguiu o registro em carteira de 17 bordadeiras. Foi então que em 1988 conseguimos fundar o Sintracobi, e desde então estamos lutando em defesa da categoria. Atualmente temos uma base que abrange cerca de 10 mil trabalhadores em Ibitinga e cidades da região.

Ao longo desses anos muitas foram as conquistas : organização e regulamentação da categoria, cesta básica obrigatória, reajustes salariais acima da inflação, a implantação de cadeiras adequadas para costureiras e costureiros, combate ao assédio moral, sexual e todas formas de discriminação, entre inúmeras outras conquistas.

"Agora com nossa diretoria renovada, vamos dar continuidade às ações em defesa da nossa categoria, que tem na alta rotatividade da mão-de-obra, um grave problema que precisa ser enfrentado. Entre as bandeiras de luta do Sintracobi também estão a redução pela jornada de trabalho, valorização dos salários, PLR (Participação dos Lucros e Resultados), entre outras", finalizou Josi.

Joacir Gonçalves, da Redação da UGT"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.