Bancários: Greve encerrada no BB e no setor #privado, mas na Caixa paralisação continua

27/09/2012

Após assembleia realizada nesta quarta-feira (26), a categoria dos bancários no setor privado e no Banco do Brasil aceitou a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 7,5% e decretou o fim da greve que havia iniciado no último dia 18.

Na cidade de São Paulo, a aprovação foi unanime nas assembleias, mas na Caixa Econômica Federal, o índice de rejeição foi alto e os trabalhadores e trabalhadoras da instituição definiram por aguardar nova rodada de negociação.

Pela proposta da Fenaban, o piso de escriturário vai a R$ 1.519 (para caixas, o valor é acrescido de um adicional de função de 55%), o auxílio-refeição passa a R$ 472,15 (R$ 21,46 por dia) e a cesta-alimentação, para R$ 367,90. A regra básica da PLR prevê um pagamento de 90% do salário mais R$ 1.540 fixos, com teto de R$ 8.414,34. Se a distribuição do lucro líquido não atingir 5%, os valores passam para 2,2 salários, com teto de R$ 18.511,54.

Por Fábio Ramalho com informações de Agências