ABRAMCA promove seminário nacional em Aracaju

21/09/2012

O 2º Seminário Nacional dos Motoristas Condutores de Ambulância, que aconteceu em Aracaju, nos dias 10 e 11 de setembro, reuniu representantes sindicais de 18 estados da federação.

O evento promovido pela Associação Brasileira dos Motoristas Condutores de Ambulância (ABRAMCA), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), foi realizado auditório da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e serviu para que a categoria discutisse as principais pautas de reivindicação dos trabalhadores e trabalhadoras do setor.

Para Alex Douglas, presidente da ABRAMCA, o encontro foi proveitoso e serviu de espaço para a construção de políticas voltadas a beneficiar e ampliar os direitos dos (as) motoristas de ambulância tanto nos setor particular quanto no Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU).

Uma das discussões do encontro se referiu a disparidade salarial que atualmente se encontra na categoria, pois na cidade mais rica do Brasil, São Paulo, o salário dos (as) profissionais é de R$440,31, enquanto em Cuiabá essa remuneração chega a R$3 mil e R$2.400,00 em Manaus.

As lideranças que participaram do Seminário chegaram ao acorde de encaminhar um ofício, ao Ministério da Saúde, para padronizar os salários com base a um piso nacional para a categoria, além de exigir a capacitação e qualificação dos trabalhadores para ministrar cursos de transporte de urgência e emergência.

Dentre os debates, a ampliação da qualidade dos profissionais foi muito enfatizada durante o encontro e, por meio da solicitação ao Ministério das Cidades, a ABRAMCA apresentará a proposta de aumentar o tempo do curso de transportes de emergência das atuais 50 horas para 90 horas, sendo 40 horas de instruções práticas, pois desta forma é mais fácil avaliar a aptidão dos motoristas no exercício de suas funções.

No Seminário, todos os estados participantes se comprometeram que, juntamente com seus Departamentos Estaduais de Transito (DETRANS), fortaleçam a realização de cursos tanto de qualificação quanto de atualização dos profissionais já formados, pois uma das dificuldades apontadas durante o evento foi a falta de espaços para que os motoristas condutores de ambulância possam fazer atualização de seus cursos.

Desta forma, uma das propostas apresentadas foi à inclusão da ABRAMCA no sistema S, que busca ampliar a qualificação profissional para indústria, comércio, prestação de serviços e conta com Sesc, Sesi, Senai e Senac.

Na oportunidade, a ABRAMCA fez uma justa homenagem aos deputados federais Alexandre Leite, Roberto de Lucena, Onofre Santo Agostini, Francisco Araújo e ao Secretário de Organização Político e Sindical da UGT, Chiquinho Pereira, que se encontra licenciado da central.

Ainda este ano a ABRAMCA promoverá, em 09 de novembro, o 1º Encontro dos Motoristas Condutores de Cuiabá. Já o próximo Seminário Nacional da categoria acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15 de outubro de 2013.

Por Fábio Ramalho - redação UGT