Seminário Internacional de Cooperação Sul-Sul

31/08/2012

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), participou entre os dias 27 e 30 de agosto, em Florianópolis, do Seminário Internacional de Cooperação Sul-Sul e Reunião da Rede da América Latina de Cooperacão da CSA , realizado pela Confederación Sindical de Trabajadores/as de las Americas e pela Confederación Sindical Internacional.

A Secretária de Relações Internacionais da UGT e membro do conselho executivo da CSA (Confederação Sindical de Trabalhadores e trabalhadoras das Americas) Mônica Mata Roma e o Secretário Adjunto de Integração para as Américas, Cícero Pereira da Silva, estiveram no encontro que contou com a presença de entidades da Bélgica, Espanha, Coréia do Sul, Canadá, entre outras instituições que desenvolvem projetos de cooperação ao redor do planeta.

A cooperação Sul-Sul deve favorecer a integração dos povos e dos países do sul de forma produtiva e solidariamente ativa, promovendo assim um desenvolvimento social e sustentável melhorando as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas", disse a secretaria de relações internacionais Mônica mata Roma.

O objetivo deste seminário foi a capacitação dos membros da rede de cooperação Internacional da CSA sobre as políticas de cooperação sul-sul e triangular o aprofundamento da resolução 11 sobre cooperação retirada no II congresso da CSA e o desenvolvimento de um plano de ação onde se estabeleceu posições políticas e práticas da cooperação Sul-Sul "oficial"" e sindical.

Para Mônica Mata Roma "a reunião foi muito propositiva, quando tiramos das reuniões grupais e plenária a necessidade de uma maior intervenção e participação das centrais sindicais nos processos de convênios de cooperação.

Para isto precisamos construir uma visão sindical sobre o modelo de cooperação sul-sul que queremos, e assim estabelecermos um diálogo entre as organizações cooperantes, as instituições multilaterais e os sindicatos da região, estabelecendo uma ponte entre a ação sindical e a cooperação".

Próxima atividade da SRI Reunião FCES - CESE nos dias 13 e 14 de setembro no Rio de Janeiro"