Sititev conquista reajuste e quer avançar nas cláusulas sociais

10/09/2012

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Rio do Sul e Região do Alto Vale do Itajaí (Sititev), filiado a União Geral dos Trabalhadores (UGT) aceitou o reajuste de 7,5%, proposto pelo Sinfiatec. Este valor é composto por 2,5% de aumento real e 5% do repasse da inflação. Este é o maior aumento real já obtido em uma negociação na história do Sindicato dos Trabalhadores, um resultado que amplia o poder de compra da classe, já que somente o repasse da inflação acaba sendo consumido pelo aumento no valor dos produtos adquiridos ao longo do ano.

Outro importante avanço diz respeito ao prêmio por assiduidade, que será desvinculado das faltas que forem justificadas. Antes, o trabalhador que tivesse faltas, ainda que justificadas, perdiam direito ao prêmio. O Sititev entende que um prêmio nestas condições obriga o empregado a trabalhar mesmo estando doente. Agora se o trabalhador apresentar justificativa não perderá o prêmio.Os dois sindicatos ainda estudam outra cláusula social.

O Sititev quer mais 16 horas para que os pais acompanhem os filhos ao médico. O cuidado do filho, além de estar estabelecido na Constituição Federal, é um dever estabelecido no exercício do pátrio-poder, justificado pelo dever dos pais de cumprir funções de sustento, educação e assistência aos filhos, conforme define o Estatuto da Criança e do Adolescente. O aumento será pago no contra cheque do dia 5 de outubro, referente ao salário de setembro.