Programa da CSPB quer formar 5 mil dirigentes sindicais

05/09/2012

As Perspectivas do Movimento Sindical na Transformação da Sociedade". Esse é o tema do curso promovido em Guaratuba (PR), dias 3, 4 e 5 de setembro, pela CSPB - Confederação dos Servidores Públicos do Brasil e FESMEPAR - Federação dos Servidores Públicos Municipais do Paraná, com o apoio da FECEP - Federação dos Comerciários do Paraná (filiadas à UGT) e da UGT-PARANÁ.

Esse é o quinto curso realizado pela CSPB. A última etapa esse ano será em Fortaleza, de 10 a 12 de setembro sob a coordenação do CEAESP- Centro Avançado de Estudos na Gestão Pública. O curso tem como meta alcançar 800 dirigentes e, numa segunda fase, cinco mil servidores públicos. Numa próxima fase o curso vai ser aberto a toda sociedade, incluindo curso de formação profissional, além de pensar e formular políticas públicas. Um dos objetivos desse ciclo em 2012 é formar e preparar os dirigentes sindicais para o 23° Congresso dos Servidores Públicos, previsto para o mês de novembro deste ano.

Nessa etapa de Guaratuba participam mais de 20 sindicatos e 37 dirigentes sindicais públicos do Paraná e ainda 11 dirigentes sindicais do Rio Grande do sul, representando seis sindicatos gaúchos além de diretores da UGT-PARANÁ, Nacional e outras estaduais. A sede da C olônia de Férias da FECEP no litoral foi escolhida por dispor de toda estrutura necessária, lembrou o presidente da FECEP, Vicente da Silva.

Na abertura, (dia 03/09) o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, falou sobre a importância desse curso na qualificação dos dirigentes sindicais de servidores públicos. O presidente da FESMEPAR, Luiz Carlos de Oliveira e o presidente da FESERGS, e vice-presidente da CSBP - Sergio Arnoud , juntamente com diretores da CSPB - Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, Lineu Mazano e Marly Bertolino explicaram sobre o planejamento dessas etapas, os objetivos traçados e as metas a serem alcançadas até o final desse ano. O coordenador do programa de qualificação e professor de formação Luis Sérgio Lossi e o formador social professor Erledes Elias da Silveira falaram sobre o conteúdo programático do curso e as etapas a serem alcançadas pelos dirigentes sindicais.

O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos lembrou que esses ciclos de cursos de formação vêm da experiência vivida pelos servidores públicos em Goiás desde 2005, num convênio com a Universidade Estadual para o curso sequencial de Gestão Pública.

"A prática implantada pela CSPB, de conquista do 'Estado Social e Democrático de Direito' começa a transpor a fronteira da utopia, com o objetivo de construir um anteprojeto de lei com base na sociedade or ganizada e apresentado ao Congresso Nacional. Este é um marco na historia da Confederação e que, com certeza, vai abrir um novo horizonte para as federações filiadas, os sindicatos, os servidores e a sociedade. É, com certeza, uma posição avançada da CSPB que busca, desta forma fazer um sindicalismo vigoroso, independente e integral", destacou o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos.

Fonte: UGT Paraná"