UGT evita criação de mais um Sindicato Fantasma no Paraná

05/09/2012

Terminou em confusão a tentativa de criação de um sindicato fantasma em Curitiba. A assembleia convocada para a manhã de terça-feira, 4 de setembro nem chegou a ser realizada. A Federação dos Comerciários do Estado do Paraná, com o apoio da UGT-União Geral dos Trabalhadores e diversos sindicatos de comerciários do Paraná e Santa Catarina , além de várias lideranças sindicais da UGT, intervieram contra a fundação do SINDERV. Esse sindicado fantasma, que se dizia de trabalhadores, na verdade era conduzido por empresários do setor de revenda de automóveis e tinha pretensão de se firmar nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Integrantes da pretensa comissão pró-fundação do sindicato que estavam armados receberam a tiros os trabalhadores da categoria que se colocaram contra a fundação do sindicato. Com a presença da polícia militar e de quatro viaturas do Batalhão de Operações Especiais, os autores dos disparos foram presos e conduzidos a uma delegacia para serem autuados.

O secretário geral da FECEP, Remi Stelmach lembrou que os trabalhadores têm de ficar atentos a esses sindicatos fantasmas, muitas vezes criados pelos próprios patrões. Para o diretor da federação, esse sindicato é mais uma clara evidência da tentativa patronal de manipular os trabalhadores. Convocaram uma assembleia para as sete horas da manhã, com o intuito de fundarem um sindicato sem nenhuma representatividade. Mas a FECEP vem acompanhando e monitorando as intenções dessas pessoas. Com isso conseguimos impedir mais uma tentativa desses empresários se infiltrarem no meio trabalhista".

No Paraná são cerca de 500 mil trabalhadores no comércio. Segundo estimativas do secretario geral da FECEP, próximo de 50 mil estão concentrados no setor de revenda de automóveis. "A FECEP e todos os sindicatos dos comerciários sempre estiveram e sempre estarão ao lado dos trabalhadores, lutando contra os desmandos dos maus patrões" concluiu Stelmach.

Para a secretária da UGT-PARANÁ, Iara Freire, os trabalhadores precisam acompanhar a criação de todo e qualquer sindicato laboral, pois os legítimos sindicatos surgem com as necessidades das bases trabalhistas. "E quando há a tentativa de serem criados sindicatos fantasmas a UGT atua de forma enérgica convocando sindicatos e trabalhadores da própria categoria pret ensa, para que estes, que são os únicos com tal legitimidade, possam deliberar sobre a criação de uma entidade representativa. Dessa forma lutamos para coibir a prática patronal de tirar direitos dos trabalhadores".

Fonte: UGT Paraná"