UGT participa de Seminário Internacional de Cooperação Sul - Sul

31/07/2012

31/08/2012

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), participou entre os dias 27 e 30 de agosto, em Florianópolis, do Seminário Internacional de Cooperação Sul-Sul, realizado pela Confederación Sindical de Trabajadores/as de las Americas e pela Confederación Sindical Internacional.

O encontro que reuniu representantes do movimento sindical brasileiro e de vários países que desenvolvem algum tipo de projeto de cooperação, entre outros temas, debateu um novo tempo para as ações sindicais num mundo pós-decadência do neoliberalismo e crise mundial do capitalismo.

A conselheira executiva da CSA (Confederação Sindical de Trabalhadores e trabalhadoras das Americas) Mônica Mata Roma e Cícero Pereira da Silva, secretária adjunta de Relações Internacionais da UGT e secretário de Integração das Américas da central, respectivamente, estiveram no encontro que contou com a presença de entidades da Bélgica, Espanha, Coréia do Sul, Canadá, entre outras instituições que desenvolvem projetos de cooperação ao redor do planeta.

Por mais que para a crise econômica mundial seja preocupante para a classe trabalhadora, quando pensamos em projetos de cooperação entre entidades de diversos países, esse momento fortalecerá as ações, ampliando o controle e a transparência", explica Cícero.

A UGT que desenvolve diversas ações de cooperação com a Confederação Sindical Internacional (CSI), está em entendimento com Adrien Béiëki Akouete, para inicio de uma ação conjunta com a CSI na Africa.

Por Fábio Ramalho - Redação UGT"