DIEESE divulga estudo sobre as negociações coletivas do 1º semestre de 2012

30/08/2012

Na manhã desta quinta-feira (30), o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), divulgou o balanço das negociações dos reajustes salariais do 1º semestre de 2012.

O estudo, que tem como base os registros do Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-DIEESE), constatou que 97% dos 370 reajustes analisados neste ano ficaram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e houve também um significativo aumento dos ganhos reais incorporado aos salários.

A União Geral dosTrabalhadores (UGT), como protagonista na luta pela ampliação dos direitos da classe trabalhadora no país, esteve representada por Avelino Garcia, secretário geral adjunto.

Segundo Avelino, os dados apontados pelo DIEESE mostram a importância da estrutura sindical brasileira que proporciona a independência das entidades,em relação ao patronato, o que diretamente influencia nos avanços que ocorreram nos últimos anos para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. Os números mostram como o sindicalismo no nosso país está atuante e focado em melhorar a vida da população brasileira, visando à valorização do trabalho, melhoria na distribuição de renda, igualdade de oportunidade, entre outras pautas que buscam, acima de tudo, lutar pelo desenvolvimento econômico e socialdo Brasil", explica Avelino.

O estudo completo poderá ser acessado pelo endereço: www.dieese.org.br/esp/estPesq62balNegocia1sem2012.pdf

Por Fábio Ramalho - Redação UGT"