UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Seminário Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho (PREVENRIO)


29/08/2012

29/08/2012

Os visitantes da 5ª Feira e Seminário Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho (PREVENRIO), realizada de 22 a 24 de agosto, foi o público que lotou um dos auditórios do Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio, durante o ciclo de palestras promovido pela União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ).

O seminário foi considerado um sucesso por todos, afinal, os participantes, atentos a todas as falas, lotaram o auditório, com um número estimado em mais de trezentas pessoas.

Sob a coordenação das secretarias de Saúde e Segurança no Trabalho da Estadual RJ, e Nacional, o evento paralelo à PREVENRIO discutiu, na sexta, 24, questões como a Política e o Plano Nacional em Segurança e Saúde no Trabalho
Espaços de Controle Social em Segurança e Saúde no Trabalho
e a importância do trabalho integrado da CIPA e SESMT.

Para Cleonice Caetano Souza, secretária nacional de saúde e segurança no trabalho da UGT, presente na atividade, 'termos um público tão atento, tão jovem e tão diversificado, encorajam a todos na luta por melhores condições de vida e saúde, não só nos ambientes de trabalho, mas em nossas relações plenas. Estamos conscientes do compromisso da UGT nesta luta, que é a redução até a possível eliminação de mortes e acidentes de trabalho em nosso país.

Melhores condições de trabalho

Presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança (FENATEST), Armando Henrique, ao abordar a Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho (PNSST), falou sobre as competências dos ministérios do Trabalho, Saúde e Previdência Social, no tocante à implantação da mesma.

O objetivo da política de saúde e segurança no trabalho é promover melhores condições de trabalho. É uma política de estado e, para colocá-la em prática, é preciso conhecê-la, saber quem é responsável pelo que", garantiu Armando Henrique.

Armando Henrique falou ainda sobre gestão, onde fundamentou o PDCA, ou seja, o ato de planejar, fazer, controlar e agir, ações estas que garantem, no seu ponto de vista, o sucesso de qualquer iniciativa.

O tema central do seminário foi mais aprofundado com a palestra do representante da FUNDACENTRO do Paraná, Adir de Souza, secretário nacional adjunto de Saúde e Segurança no Trabalho da UGT, que fez críticas ao termo 'colaborador, recentemente adotado pelas empresas. "O trabalhador que vende sua força de trabalho em troca de um salário é um assalariado, não um colaborador", destacou ele, sinalizando a necessidade de maior atuação do movimento sindical na fiscalização das políticas de saúde e segurança.

Mortes por acidente

O alarmante número de mortes por acidentes de trabalho também foi pontuado por Adir. "Em 2007, foram registradas 212 mortes por Dengue, o que levou o governo federal a investir R$ 1 bilhão na prevenção e controle da doença. Neste mesmo ano, o Brasil registrou 2.804 mortes por acidentes de trabalho, e os investimentos poucos, pela necessidade de ações", alardeou Adir.

Com um estande nos três dias da feira onde distribuiu materiais informativos sobre segurança no trabalho, dentre outros, a UGT do Rio de Janeiro encerrou sua participação na 5ª PREVENRIO com a apresentação do grupo de pagode da Comlurb "Chegando de Surpresa" e do Super Gari.


FONTE: UGT-RJ com colaboração da secretaria nacional"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.