UGT participa do IX Fórum Sindical APASE

18/08/2012

A APASE - Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo realizou entre os dias 16 e 17 de Agosto o IX FÓRUM SINDICAL APASE. Com o tema Ação Supervisora e a necessária formação sindical ", o encontro reuniu as principais lideranças - Diretores e Conselheiros, Titulares e Suplentes do Sindicato para discussão sobre os temas:

Ressaltar a influência das políticas educacionais impostas aos trabalhadores da educação. Refletir sobre a situação da Ação Supervisora no Estado de São Paulo e as possibilidades de ruptura com o estabelecido. Elucidar as principais políticas implementadas pela Administração da SEE com repercussão na ação supervisora. Identificar a questão da saúde como integrante da luta sindical. Possibilitar aos participantes o conhecimento da organização, formas de atuação e das conquistas da Comissão Consultiva Mista - IAMSPE, visando sensibilizá-los e comprometê-los com suas lutas para garantir a responsabilidade do Governo do Estado com a saúde dos servidores públicos e seus dependentes.

Na abertura (16/07) os convidados puderam assistir a palestra ministrada pelo Professor da UNESP - Marília e pesquisador do CNPq, Dr. Giovanni Alves com o tema " Formação Sindical - Resistência e Ação diante da precariedade do mundo do trabalho. Durante a tarde os convidados participaram também de uma Mesa- redonda com Sylvio Micelli e Maria Antonia Vedovato com o tema " CCM-IAMSPE - Uma luta de décadas. Na sexta-feira (17/08) o debate sobre "Ações Sindicais frente á política educacional paulista" contou com a participação de membros do sindicato Apase e do Presidente da Fessp-Esp e Secretário Nacional dos Servidores Públicos da UGT, Lineu Mazano.

Durante seu discurso, Mazano ressaltou a importância da realização do encontro e parabenizou a direção da APASE pela iniciativa. Entre os temas abordados, o presidente da Fessp-Esp destacou as políticas das negociações sindicais ressaltando a dificuldade das ações dos sindicatos nas negociações com o governo. De acordo com ele, falta respeito ao dirigente sindical o que fragiliza a luta e impede o crescimento. Mazano falou também sobre o estatuto da negociação coletiva que não está garantido e ainda sobre a regulamentação da Convenção 151. Citou ainda a criação do fórum nacional do trabalhador pelo então governo Lula em 2003 para tratar do trabalho para a reforma sindical no país mas que não saiu do papel.

Mazano destacou também a Constituição 88 que garantiu o direito de sindicalização do setor público mas que até hoje não foi regulamentado. "A não regulamentação do direito de greve, da negociação coletiva do serviço público entre outros não nos permite ter do governo a garantia de sentar a mesa para negociar ", disse ele. Ao final, Mazano agradeceu a participação no encontro e disse que a luta na defesa dos interesses dos servidores públicos continua. "Somente com união e ações planejadas é que conseguiremos alcançar nossos objetivos", finalizou. Na oportunidade, Mazano também oficializou o convite para que a APASE se associe a UGT - União Geral dos Trabalhadores. A direção do sindicato se comprometeu em estudar a proposta. Para a presidente da APASE, Nelí Cordeiro o encontro serviu para discutir e detalhar antigos problemas enfrentados pelos servidores da educação bem como unificar a categoria e fortalecer as ações futuras. " Essa é a oportunidade de dar voz à educação
a hora é agora, é a nossa vez de falar . Quero aqui publicamente agradecer a presença de todos e dizer que nossa união é o que nos trará bons resultados ".

Fonte: Marcos Fellipe - Assessoria de Comunicação - Fessp-Esp - 17/08/2012"