UGT na I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente

09/08/2012

Protagonista na luta por avanço dos direitos trabalhista e por melhoria laboral da classe trabalhadora, a União Geral dos Trabalhadores (UGT),não poderia deixar de participar ativamente desta 1º Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, que acontece de 08 a 11 de agosto, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.

Com o objetivo construir uma plataforma sólida que contribua com o avanço de políticas públicas que foquem no trabalho decente, até como forma de enfrentamento a pobreza, a Conferencia reúne representantes de diversos movimentos sociais, sindicais, políticos e patronais.

Em sua abertura oficial, o ministro do Trabalho e Emprego,Brizola Neto ressaltou que o Governo Federal, com essa iniciativa, busca fortalecer o diálogo entre de forma tripartite (governo, trabalhadores epatronato), visando avançar sempre nas relações de trabalho.

Durante a cerimônia, o auditório lotado demonstrou o empenho e a participação de toda a sociedade em busca de uma política pública que garanta os princípios da igualdade de oportunidade, negociação coletiva, politica de valorização, saúde e segurança no trabalho, dentre outros temas que serão abordados ao longo do Congresso.

Segundo o secretário geral da Presidência da República,Gilberto Carvalho, que representou a presidente Dilma Rousseff, o trabalho decente tem a ver com duas ações fundamentais do governo federal: a erradicação da pobreza e o dialogo social. Diálogo é a base da democracia em nosso país e lutar contra a miséria é, acima de tudo, buscar melhor distribuição de renda, proteção social, trabalho e emprego", explica.

Para este evento nacional, um documento inicial foi tirado de diversas conferencias estaduais que aconteceram e, uma vez aprovadas em plenária, construirão as bases de uma politica nacional de trabalho decente.

Participação ugetista

Coordenada pela secretaria Adjunta de Formação Sindical da UGT, Josineide de Camargo Souza (Josi), a comissão ugetista é composta por delegados eleitos nas plenárias que aconteceram em várias regiões do país.

A central também está com um estande que está sendo bem visitado, nessas primeiras horas, e os participantes podem conhecer um pouco dos trabalhos realizados pela UGT na luta por melhores condições de trabalho e seu papel na construção de políticas públicas voltadas para a classe trabalhadora.

Por Fábio Ramalho - de Brasília"