Presidente da UGT defende regularização dos shoppings para manter empregos

31/07/2012

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo esteve, no início da noite de terça-feira (31) no gabinete do prefeito paulista Gilberto Kassab para discutir a situação dos shoppings que então com problemas e em risco de fechamento.

No encontro, que reuniu representantes da classe trabalhadora e do patronato, ficou definido que em 10 dias uma comissão que será coordenada por Ronaldo Camargo, secretário das Subprefeituras será organizada para buscar uma solução para os problemas encontrados nos shoppings da capital.

Segundo Kassab, os encontros acontecerão diariamente na sede da prefeitura e terá como o objetivo reunir os representantes dos shoppings para buscar uma solução rápida e que afaste a possibilidade de fechamentos dos estabelecimentos. O Poder Público emitiu liminares com prazo que servem de TACs (Termo de Ajustamento de Conduta), pois a prefeitura não está aqui para combater os shoppings e sim ajudá-los a superar a ilegalidade e manter as vagas de emprego".

Para Patah, a reunião foi produtiva e o prefeito se mostrou sensibilizado com a situação dos estabelecimentos e da classe trabalhadora que depende direta ou indiretamente dos shoppings, desta forma, com a criação da comissão espera-se que essa pendência seja resolvida em breve. "Neste encontro pude perceber que não deverá ser fechado nenhum estabelecimento, mas precisamos trabalhar para que estas pendências sejam regularizadas o mais rápido possível".

Cerca de 20 estabelecimentos se encontram com algum tipo de irregularidade, o que representa, aproximadamente, 60 mil empregos diretos e lutar para manter essas vagas é o objetivo da UGT e do Sindicato dos Comerciários. "Somos a favor do cumprimento da legislação e os estabelecimentos precisam sofrer sansões, mas não somos favoráveis ao fechamento dos shoppings como solução", conclui Patah

Fábio Ramalho, da Redação da UGT"