Centrais preparam documento para Trabalho Decente

30/07/2012

Todas as centrais sindicais estão reunidas entre hoje (30) e amanhã (31), no Hotel Excelsior, em SP, para um seminário preparatório para a Conferência para o Trabalho Decente. A União Geral dos Trabalhadores- UGT, junto à CGTB, CTB, CUT, Força e Nova Central, estão com delegados da OIT e técnicos do Dieese, reunidos para a preparação de um documento a ser apresentado em Brasília, de 08 a 11 de agosto, no evento tripartite, onde direitos do trabalhador, questão racial, salarial, jornada de 40 horas, fator previdenciário e corporativismo estarão na pauta dos debates.

Urge a necessidade da união e fortalecimento entre o movimento sindical, para que o trabalhador possa ter seus interesses defendidos e aprovados durante o encontro a ser realizado na próxima semana. É uma Conferência, com mais de mil delegados, que vai colocar de forma transparente a participação do capital, do trabalho e governo. Embora seja tripartite, temos a convicção de que quando o governo e o trabalho tendem a se juntar, normalmente não é a favor do trabalhador o que se aprova em votações. Quanto bancada, precisamos entender o que queremos e entrar num consenso entre as centrais. Seja na questão do corporativismos, sistema S, precisamos criar um norte", enfatizou Canindé Pegado, secretário-geral da UGT, ao mostrar a importância da unidade entre as centrais.

Serão 4 dias de luta entre capital de trabalho e governo. Será para as centrais um período de muita disputa, não apenas para falar de trabalho escravo, na visão empresarial, mas para aprovação de leis, regulamentação de convenções como a 151 (trabalho decente), o direito de fazer greve, negociações coletivas, não demissão de um dirigente sindical, enfim, reformular uma agenda unificada e melhorar o Plano Nacional do Trabalho. Daí, a importância desse preparatório, de onde será construído o documento que defenderá o trabalhador em Brasília.

Mariana Veltri, da redação da UGT"