21/03/2012
20/03/2012
Os presidentes do Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil estão na lista de convidados para a cerimônia de abertura do Segundo Congresso Continental que a Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA), realizará em Foz do Iguaçu entre 17 e 20 de Abril de 2012.
Além dos chefes de Estado, espera-se a presença de 500 participantes, incluindo delegados das organizações filiadas e sindicatos de trabalhadores e fraternais, bem como observadores e convidados de todo o mundo.
O tema central do II Congresso será Desenvolvimento Sustentável, Trabalho Decente e Democracia: Construindo uma nova sociedade." A reunião também vai eleger o novo secretário-executivo da CSA, cujo mandato deverá refletir nos próximos quatro anos, as resoluções acordadas pelo movimento sindical durante a reunião.
"Em um contexto profundamente negativo nos países do Norte, acreditamos que as Américas, com todas as suas contradições e desigualdades, podem ser uma fonte de alternativas ao modelo neoliberal", propõe Victor Báez Mosqueira, secretário-geral da CSA. "Se os sindicatos das Américas chegam à verdadeira integração dos povos (não só econômica, mas sobretudo social), que pode ser o continente do século 21".
De acordo com Victor Báez, o trabalho decente está estreitamente ligado ao desenvolvimento sustentável. "Os sindicatos devem se mobilizar diante de seus governos pela a criação de trabalho decente, por emprego formais com direitos, garantias formais de negociação coletiva e pela liberdade de associação, pela seguridade social para todos e por um verdadeiro diálogo social", explica o secretário geral da CSA. "Além disso, se você realmente deseja construir sociedades com menos desigualdade, devemos inverter o modelo econômico de nossos países e superar a sua base no setor primário."
As contribuições para o programa do 2º Congresso foram coletadas em eventos realizados em todas as sub-regiões das Américas: Cone Sul, Região Andina, América Central e Caribe e América do Norte.
A CSA é a maior expressão sindical regional das Américas. Fundada em 27 de março de 2008, na Cidade do Panamá, e com 59 organizações nacionais afiliadas de 27 países, ela representa o mais de 50 milhões de trabalhadores nas Américas. A CSA é a organização regional da Confederação Sindical Internacional (ITUC)."
UGT - União Geral dos Trabalhadores